SóProvas


ID
319444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O sistema de contabilidade gerencial se preocupa com o fornecimento de informações úteis ao planejamento, controle e tomada de decisões pelos administradores da empresa, em contraposição ao sistema de contabilidade financeira, preocupado em fornecer informações aos usuários externos. Em razão desse objetivo, o sistema de contabilidade gerencial caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • A contabilidade gerencial caracteriza-se pelo uso das informações da contabilidade financeira na tarefa administrativa. Dessa forma, um bom sistema de contabilidade gerencial depende de um bom sistema de contabilidade financeira. Além disso, por ser voltada para a administração das organizações, a contabilidade gerencial se destina a oferecer informações aos usuários internos de uma organização. Em termos comparativos, pode-se analisar as diferenças entre a contabilidade financeira a contabilidade gerencial pela seguinte perspectiva:


    Contabilidade Financeira Contabilidade Gerencial
    Fornece informações para os usuários internos e usuários externos. Fornece informações para os usuários internos.
    Possui relatórios padronizados e estipulados em lei. Não possui relatórios padronizados a priori. Os padrões dependerão da conveniência da administração.
    Trabalha com dados históricos, ou seja, trabalha com informações passadas. Trabalha com dados históricos e estimativas. Logo, trabalha com informações passadas e futuras.
    Orienta-se pelos princípios contábeis geralmente aceitos (continuidade, entidade, prudência, competência, oportunidade e registro pelo valor original). Não possui uma principiologia definida a priori. As diretrizes gerais dependerão da conveniência da administração.


    Feitas essas considerações, temos que:
    Item A: errado, uma vez que a obediência aos princípios e normas contábeis não é fundamento da contabilidade gerencial.
    Item B: correto, pois os dados trabalhados pela contabilidade gerencial procuram, além de analisar aspectos passados, informações futuras. A contabilidade gerencial, em síntese, possui uma função preditiva. Essa tese pode ser corroborada quando se tem em vista que a contabilidade gerencial é uma das fontes de subsídios para a realização do planejamento estratégico nas organizações.
    Item C: errado.
    Item D: as informações da contabilidade gerencial são destinadas exclusivamente aos usuários internos, ou seja, chefias, gerentes e gestores. Dessa forma, não se pode considerar órgãoes reguladores usuários internos.
    Item E: errada, por ser voltada para o exercício da função administrativa, a contabilidade gerencial prima pela relevância, uma vez que as informações devem ser oportunas e tempestivas no processo gerencial. A estima pela relevância, obviamente, não exclui importância da objetividade. Trata-se de um par indissociável.
  • Sobre letra e:

    Embora a informação contábil tenha que ser simultaneamente confiável e relevante para ser útil, na maioria das vezes tais funções não podem ser igualmente maximizadas, já que possuem características intrínsecas, muitas vezes, conflitantes. Assim, a informação contábil terá que combinar tais qualidades em algum nível, sendo possíveis combinações em graus variados, mas não ao ponto de renunciar completamente a uma delas em favor da outra.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-92511998000200001

  • Contabilidade gerencial: está atrelada à gestão, ou seja, é a contabilidade dos administradores da empresa. 

    - O sistema de contabilidade gerencial se preocupa com o fornecimento de informações úteis ao planejamento, controle e tomada de decisões pelos administradores da empresa.

    - Características: eletiva, gestão de futuro, fornecedora de informações para a tomada de decisões.