SóProvas


ID
3194956
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A criptografia é uma técnica bastante utilizada para implementar um maior nível de segurança na transmissão de dados por redes de computadores. Sua aplicação consiste em codificar a informação de forma que somente o emissor e o receptor dos dados consigam decifrá-los. Com isso, sobre o tipo de criptografia assimétrica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A criptografia simétrica usa a mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar dados. Os algoritmos que são usados para a criptografia simétrica são mais simples do que os algoritmos usados na criptografia assimétrica.

    A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas, para criptografar e descriptografar dados.Essas chaves são conhecidas como chaves privadas e chaves públicas. 

  • GABARITO: B

    Funcionamento da criptografia assimétrica:

    a) apenas a chave de encriptação (chave publica) é compartilhada ( o remetente usa a chave pública do destinatário ao enviar a mensagem);

    b) a chave de decriptação (chave privada) é mantida em segredo com seu titular ( o destinatário usa sua chave privada para decriptar a mensagem).

  • Assimétrica = 2 "s", 2 chaves

    Simétrica = 1 "s", 1 chave, a mesma pra codificar e decodificar

  • Analisando mais tecnicamente a assertiva, caberia recurso, vejamos:

    A criptografia assimétrica, realmente utiliza-se de 2 chaves. Porém SOMENTE 1 será para codificar e outra para decodificar.

    E qual seriam as chaves para codificar e decodificar?

    Chave PÚBLICA -> CODIFICA ( Criptografa )

    Chave PRIVADA -> DECODIFICA ( Descriptografa )

    Ao fazer a leitura atenta do Item B, percebe-se que seu comando é de que as 2 chaves, pública e privada, são utilizadas para CRIPTOGRAFAR, o que é errado.

  • Davi, a chave para codificação não precisa ser necessariamente a Chave Pública, pois existe a possibilidade de codificação da Chave Privada. Se, por exemplo, você codificar a Chave Pública, então garantirá o princípio da confidencialidade, visto que a informação só estará disponível para quem tem a Chave Privada. Porém, se codificar a Chave Privada, então garantirá o princípio da autenticidade, pois, de fato, aquele que criptografou realmente é quem diz ser.

    Portanto, as duas chaves (Pública e Privada) podem ser utilizadas para criptografar.

  • CHAVE SIMÉTRICA: 1 ÚNICA CHAVE

    CHAVE ASSIMÉTRICA: 1 PÚBLICA (CODIFICA-Criptografa) + 1 PRIVADA (DECODIFICA-Descriptografa)

  • A criptografia simétrica usa a mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar dados.

    Os algoritmos que são usados para a criptografia simétrica são mais simples do que os algoritmos usados na criptografia assimétrica.

    A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas, para criptografar e descriptografar dados.

    Essas chaves são conhecidas como chaves privadas e chaves públicas. 

  • Assertiva b

    utiliza duas chaves diferentes para a criptografia dos dados, sendo uma chave privada e uma chave pública.

  • Simétrica - 1 chave privada

    Assimétrica - 1 chave pública + 1 chave privada

  • diferença fundamental entre esses dois métodos de encriptação se baseia no fato de que os algoritmos de encriptação simétrica fazem uso de uma única chave, enquanto a encriptação assimétrica faz uso de duas chaves diferentes, porém relacionadas.

    gab. ''B''

  • Minha contribuição.

    -A Criptografia Simétrica implica o uso de uma chave secreta utilizada tanto para codificar quanto para decodificar informações.

    -A Criptografia Assimétrica (também chamada de Criptografia de Chave Pública) acabou com essa vulnerabilidade ao criar duas chaves distintas e assimétricas – sendo uma pública e uma privada. A chave pública é disponibilizada para qualquer um e a chave privada é de uso personalíssimo e restrito a um usuário, instituição ou equipamento. Embora sejam chaves diferentes, elas formam um par exclusivo em que necessariamente ao se criptografar informações com uma chave (pública ou privada), somente a outra chave do mesmo par é capaz de descriptografar as informações.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!