-
CAMPANHA DIRETAS JÁ : OCORREU EM 1984-MOVIMENTO DE AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR QUE EXIGIA ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. (EMENDA DANTE DE OLIVEIRA QUE NÃO FOI ACEITA).
GAB : E
VAMOS VENCER NA VIDA!!!
---
PLANILHA DE ESTUDOS PM SP= http://twixar.me/85ST
-
Gabarito: E
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre 1983 e 1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.
Fonte: Wikipédia
-
-
Esse período da história brasileira é importante não só por cair muito nas provas, mas por ser um período onde o povo brasileiro lutou muito para que hoje pudéssemos desfrutar de uma democracia, mesmo com suas falhas, mas que não se compara ao período sombrio da ditadura.
-
"Ali havia adeptos do PT, PMDB, PCB, PC do B, PTB, PDT"
Uma breve análise dos partidos que outrora supostamente lutaram por uma "democracia" nos permite entender o cenário politico e sociocultural que, atualmente, vivenciamos. Catastrófico!
-
E)que fez parte da campanha Diretas-Já.
-DIRETAS JÁ: foi um MOVIMENTO POPULAR que pedia o fim do regime militar a partir das eleições por meio do voto direto. Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano.
- Emenda Dante de oliveira não foi aprovada, não conseguiram 2/3 dos votos do plenário. Ela foi uma tentativa de introdução das diretas no Brasil
-Tancredo X Paulo Maluf tiveram que concorrer no colégio eleitoral
- Tancredo vence INDIRETAMENTE as eleições, mas morre e quem assume é Sarney.
-
Alternativa "E".
A questão exige do candidato conhecimento sobre dois movimentos sociais que aconteceram no início e durante o regime militar (1964 a 1985).
-Marcha da Família com Deus pela Liberdade: O Governo de João Goulart (1961 a 1964) nunca agradou os conservadores de direita, que não o queriam no poder por acreditar que ele tinha ligações com o comunismo chinês de Mao Tsé-Tung. O Governo de Jango estava tentando implantar reformas de base que iriam gerar mudanças significativas na ordem econômica, social e política no Brasil. Em 13 de março de 1964 Jango fez um discurso no Comício Central do Brasil, onde firmou compromisso de realizar as reformas de base a todo custo. O que gerou um descontentamento muito grande na população.
Então no dia 19 de março de 1964, em São Paulo, aconteceu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, uma resposta ao discurso de Jango, que mobilizou pessoas favoráveis ao regime militar, a sociedade conservadora, a igreja católica. Todos para combater a ameaça comunista no Brasil.
-Diretas Já: Em 1983 durante o Governo do quinto e último Presidente do Regime Militar, João Figueiredo, a oposição promoveu a campanha “Diretas já” que mobilizou milhões de pessoas nas ruas pedindo o fim do regime militar e novas eleições diretas para presidente da republica.
Diversos grupos políticos, artistas e milhões de brasileiros se mobilizaram em favor da aprovação da emenda “Dante de Oliveira”. Essa emenda estabelecia a realização de uma nova eleição presidencial direta para o ano de 1985. Mas a emenda acabou não sendo aprovada. Então em 1985 as eleições continuaram indiretas e decididas por um colégio eleitoral. Tancredo Neves venceu o pleito dando fim ao Regime Militar e início à Nova República. Antes de assumir a presidência, Tancredo morre e quem assume é seu vice, José Sarney.