SóProvas


ID
3197965
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As políticas sociais são consideradas produtos de relações complexas e contraditórias que se processam no âmbito da luta de classes. Neste contexto, seu surgimento é relacionado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A análise das políticas sociais sob o enfoque dialético precisa considerar alguns elementos essenciais para explicar e compreender seu surgimento e desenvolvimento. O primeiro é a natureza do capitalismo, seu grau de desenvolvimento e as estratégias de acumulação prevalecentes. O segundo é o papel do Estado na regulamentação e implementação das políticas sociais, e o terceiro é o papel das classes sociais. (BEHRING e BOSCHETTI, 2006). Devemos chamar a atenção para a demarcação, do fundamento ontológico, presente nessa dilucidação, pois é a partir da análise dessas condições reais, que iremos conformar uma linha de raciocínio sobre o processo de desenvolvimento das políticas sociais na contemporaneidade. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito B

    Com base em Behring e Boschetti, no livro Política Social: fundamentos e história, não se pode indicar com precisão um período específico de surgimento das primeiras iniciativas reconhecíveis de políticas sociais, pois, como processo social, elas se gestaram na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo com a revolução industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento estatal. Sua origem é comumente relacionada aos movimentos de massa social-democratas e ao estabelecimento dos Estados-nação na Europa ocidental do final do sec.XIX. Mas sua generalização situa-se na passagem do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, em especial na sua fase tardia, após a II Guerra Mundial (pós 1945).

    No artigo, política social no contexto da crise capitalista, Behring, afirma que: "a condição histórica e social da política social deve ser extraída do movimento da sociedade burguesa, em geral e também nas manifestações particulares nos Estados nacionais."

    Assim, os fundamentos da Política Social está expresso no tripé; modo de produção capitalista, Estado e luta de classes.