SóProvas


ID
3198130
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao Projeto Ético-Político do Serviço Social, de acordo com Teixeira e Braz (2009), são componentes que materializam esse projeto, no processo sócio-histórico da profissão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria em aliança com os setores funcionalistas-positivistas.

    ? Correção: lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria, através de suas formas coletivas de organização política, em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira. Tais elementos constitutivos possuem componentes que lhe dão materialidade. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Resposta: Item C (o item incorreto)

    Num exercício de sistematização, podemos identificar os elementos constitutivos do projeto ético‐político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão. São eles:

    - o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético‐políticos (o que está posto no item A);

    - o segundo se refere à matriz teórico‐metodológica em que se ancora (o que está posto no item B);

    - o terceiro emana da crítica radical à ordem social vigente – a da sociedade do capital – que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas (o que está posto no item D);

    - o quarto se manifesta nas lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira (o que está posto no item C, mas de modo equivocado, pois o correto seria aliança com os setores mais progressistas da sociedade e não com os setores funcionalistas-positivistas).

    Texto: O projeto ético-político do Serviço Social, Joaquina Barata Teixeira e Marcelo Braz.