Resposta: Letra A
Insulina: Hormônio do sistema endócrino encarregado pela regulação dos glucídios no sangue, produzida no Pâncreas pelas Ilhotas de Langherans (células beta); É essencial no metabolismo de sacarídeos, síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gordura). Estimula a absorção de glicose pela célula para utiliza-la como fonte de energia e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ao contrário do Glucagon, realiza o controle de glicose no sangue. Quando os níveis de glicose aumentam, como após a refeição, há o aumento da secreção insulina. Entretanto, quando os níveis caem, entra em ação o Glucagon. Interfere na velocidade de reações enzimáticas das vias metabólicas por meio de mecanismos de modificação covalente ou na expressão gênica. A falta de Insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).
Letra B: A hiperglicemia não é função da insulina e sim uma doença-distúrbio que acontece em função excesso de glicose no sangue. Já a segunda parte está correta, pois apesar do controle da glicogênese ser realizado pelo Glucagon, a Insulina é sim inibidora da glicogênese, pois reduz a quantidade e a atividade das enzimas hepáticas necessárias à glicogênese. Porém a questão pede as FUNÇÕES do hormônio e não é o caso desta opção.
Letra C: A hipoglicemia não é função da insulina e sim a doença-distúrbio caracterizada pela baixa concentração de glicose no sangue (antagônica à hiperglicemia). Já a síntese de lipídeos e a formação de corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose e são causados pelo jejum ou baixa glicemia (processo regulado pelo Glucagon).
Letra D: A enzima adenilato ciclase catalisa a conversão de ATP em AMPc e sua ativação é feita pela Proteína Gs.
Para reforçar: Glucagon é a Glicogenólise e glicogênese no fígado; Produzida no Pâncreas pelas células alfa; Aumenta o nível sanguíneo de glicose (açúcar no sangue). Combate à hipoglicemia. Efeito contrário ao da insulina. Quando alguém fica muito tempo sem se alimentar ou praticar exercícios, a taxa de açúcar no sangue cai, podendo levar a hipoglicemia, neste momento o Glucagon entra em ação no fígado, quebrando o glicogênio (estoque de glicose do fígado) em molécula de glicose para o sangue a fim de normalizar a taxa de açúcar.
Resumindo, a Insulina faz o estoque de glicose em forma de glicogênio no fígado para evitar o excesso de glicose no sangue (hiperglicemia) e o Glucagon quebra esse estoque de glicose no fígado resgatando o glicogênio em situações de falta de açúcar no sangue (hipoglicemia).
Espero ter ajudado. Bom estudo!