Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos).
Se as pessoas não tiverem sido anteriormente expostas ao Ascaris, a migração das larvas pelos pulmões pode causar febre, tosse, respiração sibilante e, às vezes, sangue na expectoração (escarro).
Um número reduzido de vermes no intestino não costuma causar sintomas digestivos. A presença de um grande número de vermes pode provocar cólicas abdominais e, por vezes, sua obstrução, ocorrendo com mais frequência em crianças que vivem em áreas com más condições sanitárias. Uma obstrução pode causar enjoo, vômito, inchaço abdominal (distensão) e dor abdominal.
Algumas vezes, os vermes adultos migram para a boca ou nariz, são vomitados ou expulsos pelas fezes, situações que podem ser psicologicamente agonizantes. Os vermes adultos às vezes bloqueiam a abertura do apêndice, dos dutos biliares ou do duto pancreático, provocando uma intensa dor abdominal.
As crianças infectadas podem sofrer desnutrição. Crianças com infecção maciça podem não crescer ou ganhar peso normalmente.