-
O vírus realmente se propaga com a execução ou leitura do arquivo infectado, mas o cavalo de Tróia (trojan) não se propaga. Fonte: Cartilha cert.br. GABARITO: ERRADO.
-
A palavra malware (de malicious software, software malicioso) descreve qualquer programa projetado para infiltrar um computador (seja um desktop, notebook, tablet, smartphone ou coisa que o valha) e executar funções sem o consentimento do usuário.
Nesse sentido, todo vírus é um malware, mas nem todo malware é um vírus.
Ações como usar a máquina para enviar spam, ou monitorar a navegação para roubar senhas de redes sociais e sistemas de Home Banking, Trojans (Cavalos de Tróia), Worms e Rootkits são todos tipos de malware.
(Fonte: https://pcworld.com.br/entenda-a-diferenca-entre-virus-e-malware/)
-
ERRADO
O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse São tipos de programas maliciosos que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.
Os dois tipos mais comuns de Trojans são os Keyloggers (que normalmente são utilizados para roubar senhas) e os Backdoors (arquivos que possibilitam aberturas de portas para invasão). Diferente dos Worms, eles normalmente não se auto copiam, não necessitam infectar outros programas para executar suas funções: eles são autônomos necessitando apenas ser executados, costumam instalar-se com arquivos que quando apagados podem gerar perda de dados.
Fonte: Tecmundo
Bons estudos...
-
Gabarito errado para os não assinantes.
vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário, também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.
-
Gabarito: Errado.
Trojan Horses / Cavalo de Troia: executa, além de suas funções, funções clandestinas, pois trata-se de software que executa também atividades não previstas. "Cavalo" deve ser executado, mas dentro ele traz consigo vírus, worm, keylogger ou qualquer outro arquivo malicioso. Distingue-se de um vírus ou de um worm por não infectar outros arquivos, nem propagar cópias de si mesmo automaticamente.
Vírus: programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de computador. O vírus executa diversas atividades. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
Somente a segunda parte do enunciado que está errado.
-
Parei no "unicamente com a execução".
Pois o vírus em REGRA precisa ser executado pelo usuário. Porém, existem exceções: o vírus de SCRIPT e o vírus TIMEBOMB podem ser executados automaticamente.
Gab. E
-
Virus se propaga
Cavalo de Troia, Trojan ou Trojan horse não se propaga.
-
VÍRUS
↳ É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
➥ Em outras palavras, são programas de computadores criados para se replicar, espalhar e atacar programas ou arquivos.
[...]
CLASSIFICAÇÕES:
1} Vírus Polimórfico
↳ Também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus
↳ Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho)
↳ A assinatura é uma característica utilizada pelos antivírus para definir a sua presença.
- Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus
2} Vírus Metamórfico
↳ Se transforma a cada infecção, mas que se reescreve completamente a cada infecção
↳ Pode mudar seu tamanho e comportamento
↳ Aumenta-se cada vez mais a dificuldade de detecção a medida que vai se alterando.
[...]
[O vírus pode ser divido em 3 partes]
1} mecanismo de infecção ou vetor – meios pelos quais o vírus se propaga;
2} mecanismo de ativação – quando ou o que ativa a liberação da carga útil;
3} carga útil em si – o código malicioso que definirá a ação do vírus.
[...]
[TIPOS DE VÍRUS]
- Vírus de script: Auto Executável. ✓
[...]
QUESTÃO PRA SE FAMILIARIZAR
↳ O mecanismo de infecção do vírus permanece inerte enquanto o arquivo infectado não for executado. Ao ser executado, o código malicioso é transferido para outro arquivo, propagando a infecção. CERTO ☑
[...]
RESUMO
Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução.
♪ ♫ ♩ ♫
...o WORM é um verme autorreplicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS apresenta uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫
[...]
____________
Fontes: Tech tudo; Questões da CESPE e Quadrix; Colegas do QC.
-
CAVALO DE TROIA, TROJAN-HORSE OU TROJAN
➥ É um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
➥ Em outras palavras, são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.
[...]
► SUA HISTÓRIA:
O termo é derivado da história grega antiga do cavalo de Troia enganoso que levou à queda da cidade de Troia.
[...]
► Em geral, os Trojans são divididos em dois módulos:
- Servidor → instalado no computador da vítima
- Cliente → instalado no computador do hacker.
[...]
► TIPOS DE TROJANS
Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.
Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.
Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.
Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.
Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.
Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.
Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.
Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.
- Ou seja, ele é capaz de registrar em um arquivo todas as teclas digitadas e depois enviar a quem tiver interesse (Keylogger e Screenlogger)
Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.
[...]
► Entre as principais ações desenvolvidas pelos Cavalos de Troia, estão as de modificar e compartilhar arquivos.
MAS ATENÇÃO!
➥ Diferentemente dos vírus e worms, os cavalos de Troia não conseguem se autorreplicar.
[...]
☛ QUESTÕES:
Cavalo de troia é um software legítimo que o usuário utiliza normalmente, mas, ao mesmo tempo, executa outras funções ilegais, como enviar mensagens e arquivos para o hacker ou abrir portas de entrada para futuras invasões. CERTO ☑
RESUMO
✓ Pode acessar os arquivos em drives locais e compartilhados;
✓ Não precisa de qualquer hospedeiro para efetuar suas ações;
✓ Capaz de modificar as chaves de registro do Windows;
✓ Capaz de reinicializar sistemas; e
✓ Pode até mesmo agir como um servidor.
[...]
☛ PRA FIXAR!!!
Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO
____________
Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.