-
A criptografia de chaves pública e privada (também conhecida como criptografia assimétrica)utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Neste método cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pública só podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.
O termo assimétrica vem deste uso de diferentes chaves para realizar essas funções opostas, cada uma a inversa da outra – como contrapartida da criptografia ("simétrica") convencional ou única, a qual depende da mesma chave para realizar ambos.A encriptação/decriptação simétrica é baseada em algoritmos mais simples e muito mais rápidos. Portanto, na criptografia de chave única (ou chave simétrica) os algoritmos usam a mesma chave criptográfica para encriptação de texto puro e decriptação de texto cifrado. A chave, na prática, representa um segredo compartilhado entre duas ou mais partes que pode ser usado para manter uma ligação de informação privada.
(Fonte: https://duvidas.terra.com.br/duvidas/570/o-que-e-criptografia-de-chaves-publica-e-privada)
-
Gabarito CERTO.
Sem muita enrolação:
Criptografia Simétrica = 1 S, 1 Chave;
Criptografia aSSimétrica = 2 S, 2 Chaves.
Simétrica: mais rápida, porém, menos segura.
Assimétrica: mais lenta, porém, mais segura. Trabalha com a chave Pública e Privada.
-
Qual fonte apresenta criptografia assimétrica como "mais segura" que a simétrica? (sem contextualizar)
-
CERTO.
A criptografia simétrica (chave única) é mais rápida, porém, menos segura. A criptografia assimétrica (chave pública e privada), por sua vez, apesar de ter o processamento mais lento, é mais segura do que a criptografia de chave única.
Criptografia Simétrica → Rápida → Menos Segura
Criptografia Assimétrica → Lenta → Mais Segura
-
Gabarito: Certo.
Criptografia de chave simétrica utiliza uma chave, é mais rápida, porém menos segura.
Criptografia de chave assimétrica utiliza duas chaves (chave pública e privada), é um pouco mais lenta, porém é mais segura.
É mais segura que a criptografia simétrica, pois não precisa enviar a chave por um meio seguro para o destinatário desencriptar a mensagem.
-
GABARITO: CERTO.
-
A segurança do algoritmo de critografia deve estar no tamanho da chave e não no algoritmo utilizado. Lei de kirchoff, qual fone para responder essa questão? Meu ponto de vista é errada.
A vantagem da critografia simétrica para assimétrica é a velocidade, no entanto, a segurança de ambas depende do tamanho da chave ! e não do algoritmo !!!!
-
CUIDADO: por si só uma criptografia (simétrica ou assimétrica) NÃO é mais segura do que a outra
-
Assertiva correta, quando falar se duas chaves, falamos de criptografia assimétrica, mais lento no processo, porém, bem mais segura.
Resposta: Certo