Modulação de frequência dos sinais digitais ( QAM Quadrature Amplitude Modulation )
Primeiramente precisamos saber o conceito de sinais digitais; Sinais digitais são sequências de pulsos retangulares representando 0s e 1s. Dependendo das características do canal, muitos bits podem ser combinados para formar símbolos, a fim de aumentar a eficiência espectral da modulação.
Tipos/TÉCNICAS de Modulações Digitais
Para transmitir os sinais digitais são utilizadas técnicas de modulações digitais que são obtidas através da variação de amplitude, frequência e fase.
ASK (Amplitude Shift Keying) consiste na modificação do nível de amplitude da onda portadora em função do sinal digital de entrada a ser transmitido.
FSK (Frequency Shift Keying) consiste na variação da frequência da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido.
PSK (Phase Shift Keying) consiste na variação da fase da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido.
=>> QAM (Quadrature Amplitude Modulation) é uma combinação entre as modulações ASK e PSK. Isso significa que há variação de fase e amplitude na onda portadora de acordo com a informação digital a ser transmitida.
Como o sinal é formado: é utilizada uma portadora que recebe um nível de amplitude Q determinado pela informação a ser transmitida; M seguida a portadora e defasada em 90º , recebe outro nível de amplitude I determinado pela informação. A seguir esses níveis são somados pela equação S(t) = Q sen(ωt) + I cos(ωt) para gerar o sinal QAM.
64-QAM:
IQ CODIFICAÇÃO (BITS) =3
Nº de estados = 64
BITS/ SÍMBOLO = 6
256-QAM:
IQ CODIFICAÇÃO (BITS) =4
Nº de estados = 256
BITS/ SÍMBOLO = 8
QUESTÃO CORRETA
fonte consultada:
: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtvdconsis2/pagina_4.asp