-
ATRIBUTOS DA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS> AFP
ABRANGÊNCIA> deve incluir várias características dos materiais como: custos, dados financeiro, forma...
FLEXIBILIDADE> o foco é pensar em conseguir que diversos tipos de classificação convivam harmoniosamente.
PRATICIDADE> deve ser objetiva, modo direto e simples de classificar.
fonte: Viana
-
GABARITO: CERTO
Atributos da classificação de materiais
Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. Para Viana (2011), são três os atributos de um bom sistema de classificação:
• Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.
• Flexibilidade – segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.
• Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Atributos para a classificação de materiais: PAF
> PRATICIDADE: a classificação deve ser simples e direta.
> ABRANGÊNCIA: a classificação deve abordar várias características dos materiais.
> FLEXIBILIDADE: a classificação deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação.
GABARITO: CERTO
-
Certo
Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.
-
Conceitos da própria banca
>> Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.
>> Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.
>> Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos e provendo informações objetivas
Gabarito: CERTO