-
A metropolização é um processo decorrente da conurbação entre duas cidades, isto é, quando uma cidade cresce ao ponto de expandir seus limites territoriais unindo-se a outras cidades, originando uma metrópole. Nesse sentindo, um dos responsáveis por esse crescimento é a industrialização aliada ao desenvolvimento do setor terciário que promovem a urbanização haja vista oferta de emprego principalmente.
No entanto, esse processo de urbanização promove alguns problemas urbanos como segregação espacial e desigualdade social, visto que sempre há muita gente pra pouco emprego e moradia. Logo quando as alternativas falam sobre "democratização do território" ou que há "diminuição na desigualdade" está incorreta. Portanto ALTERNATIVA C.
-
Vale lembrar! MUITO IMPORTANTE!
O processo de metropolização gera como consequencia a desigualdade social e segregação espacial. Como exemplo temos o Rio de Janeiro, onde ao lado de favelas temos grandes condomínios de luxo.
-
BORA PRA CIMA!!
TREINO DIFÍCIL, COMBATE FÁCIL!
PMPR 2020
-
gabarito letra C
pelo lado econômico a metropolização é fator positivo
pelo lado social gera sérios problemas como: favelização, segregação social, encarecimento do acesso à moradia, "muita gente para pouca terra" pois todos querem a facilidade de morar próximo à cidade grande.
bons estudos
-
PM PR - 2020
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-
Vale lembrar! MUITO IMPORTANTE!
O processo de metropolização gera como consequência a desigualdade social e segregação espacial. Como exemplo temos o Rio de Janeiro, onde ao lado de favelas temos grandes condomínios de luxo.
-
questões bem feitas são outro nível. gab: c
-
GAB C
A)ERRADO, Não tem essa expansão da riqueza e nem o desejo de democratizar o acesso ao território.
B)ERRADO, as cidades não são homogêneas
D)ERRADO, não há o interesse citado na alternativa
E)ERRADO, se você centraliza os serviços no centro, as pessoas da periferia terão que fazer um deslocamento grande. Logo, não são beneficiados.
-
GABARITO - C
A metropolização é caracterizada pelo espraiamento da ocupação do território para além dos limites municipais, ao mesmo tempo em que centraliza o capital, os serviços, o trabalho e as principais infraestruturas urbanas; o processo desigual de ocupação e uso do território segrega a sociedade e fragmenta o espaço.
-
✅ LETRA "C" • Em se tratando da metropolização das cidade brasileiras podem ser identificadas principalmente a partir de 1929, com a quebra da bolsa de NY, o Brasil se viu diante um processo diminuição drástica da exportação do café, então estes grandes latifundiários paulistas viu nesta crise a oportunidade de se investir na industrialização do país, principalmente SP, pois a necessidade era para bens de consumo não duráveis, ou seja, tivemos a famosa substituição de importações o que fez esses grandes centros como a principal via de melhoria de vida, fez com que houvesse uma forte migração interna, causando a chamada macrocefalia urbana.
Essa macrocefalia é diretamente proporcional aos problemas de segregação urbana, fragmentação do espaço, um processo muito maior de periferia, etc.
(Caso haja algum erro me informem por privado)