SóProvas


ID
320548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

Na obra do poeta árcade mineiro Claudio Manuel da Costa, a relação da palavra com a natureza é estabelecida tal como a atitude estética atribuída, no texto, ao Classicismo, ou seja, por meio da articulação entre os traços da natureza convencional e os da natureza local mineira.

Alternativas
Comentários
  • O Arcadismo tinha ligações com o classicismo que fazia uma equivalência entre palavra e natureza o autor mencionado pertence ao arcadismo, que tinha traços do Neoclassicismo , ou seja  , novos valores clássicos.

  • Gabarito: CERTO

    O Arcadismo tinha ligações com o classicismo, desprezo pelo exagero e pelo rebuscamento barroco, bucolismo, carpe diem, busca da espontaneidade e da simplicidade (nativismo: descrição da natureza), pseudônimos pastoris, ideal do bom selvagem, etc. 

  • Apesar de pertencer ao Arcadismo, que retrata a natureza artificialmente como um lugar ideal, Claudio Manoel da Costa rompeu com essa imagem convencional adotada pelo arcadismo e por divesas vezes retratou a natureza real, ou seja, a realidade da natureza mineira.

  • http://biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://biblio.com.br/conteudo/ClaudioManoeldaCosta/Poemas.htm

  • RESOLUÇÃO: Apesar de pertencer ao Arcadismo, que retrata a natureza artificialmente como um lugar ideal, Claudio Manoel da Costa rompeu com essa imagem convencional adotada pelo arcadismo e por diversas vezes retratou a natureza real, ou seja, a realidade da natureza mineira.

    Resposta: C