SóProvas


ID
320557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com intuito meramente ilustrativo, poderíamos dizer que há em literatura três atitudes estéticas possíveis: ou a palavra é considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas próprias; ou é considerada inferior à natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentárias; ou, finalmente, é considerada equivalente à natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso é o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.

Antonio Candido. Formação da literatura brasileira – momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial e considerando as características gerais da linguagem literária e, em especial, dos estilos barroco, árcade e romântico no Brasil, julgue os itens a seguir.

O Romantismo no Brasil foi marcado pela evasão do real, atitude que contribuiu para a negação, pelos romancistas dessa escola literária, da valorização dos temas tipicamente brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    A fase romântica rompeu com a tradição clássica, imposta pelo período árcade, e apresentou novas concepções literárias, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.

    Os principais autores românticos no Brasil são:

     • Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade.

    • Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.

  • Umas das temáticas do romantismo era a valorização do índio, logo valoriza sim os temas tipicamente brasileiros.

  • O Romantismo tinha característica Nacionalista, não negava os temas brasileiros.

  • Muito pelo contrário! Escola nacionalista, tanto que teve sua primeira fase Indianista, na qual se buscava uma valorização do índio e do país.

  • Na primeira fase do Romantismo no Brasil, tivemos um momento de grande valorização dos temas tipicamente brasileiros, visto a característica ufanista, ou seja, a representação do índio.

    Resposta: E