Trata-se dos elementos das demonstrações contábeis conforme a Estrutura Conceitual.
⍈ Teoria:
Segundo o CPC 00 (R2), os elementos das demonstrações contábeis definidos nesta Estrutura Conceitual são:
➜ ativos, passivos e patrimônio líquido, que se referem à posição financeira da entidade que reporta; e
➜ receitas e despesas, que se referem ao desempenho financeiro da entidade que reporta.
- Receitas: aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumento no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
- Despesas: reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
➜ A demonstração do resultado é a fonte principal de informações sobre o desempenho financeiro da entidade para o período de relatório. Essa demonstração contém um total para o resultado (lucro ou prejuízo) que fornece uma representação altamente resumida do desempenho financeiro da entidade para o período.
Em síntese, temos:
- Se as receitas são superiores às despesas, há lucro.
- Se as receitas são inferiores às despesas, há prejuízo.
⍈ Dados:
A Cia Quebrada apurou um prejuízo de R$ 25.000.
⍈ Resolução:
As letras A, B e C podem ser descartadas, pois refletem itens da posição financeira (ativo, passivos e PL). Portanto, não constam itens da receita e/ou despesa (desempenho financeiro). Quanto à letra D, embora caracterize uma situação de prejuízo, ela deve ser também descartada, uma vez que se utiliza do regime de caixa. Mas o CPC 00 (R2) exige o reconhecimento dos fatos contábeis segundo o regime de competência (reconhecimento dos eventos contábeis assim que ocorridos, independentemente do recebimento). Por fim, a alternativa que representa uma situação que causa prejuízo conforme o regime de competência é:
Gabarito: Letra E.