SóProvas


ID
3206443
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O fluxo de informação na web está relacionado a especificações técnicas, recomendações e padrões para a garantia de qualidade técnica e editorial, de forma que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Silva (2018, p. 56):

    RDF ( Resource Description Framework ): é um modelo de dados que cria declarações no formato de triplas (sujeito, predicado, objeto), possibilitando a descrição dos recursos por meio de suas propriedades e valores. O Resource Description Framework (RDF) foi proposto como uma solução para a limitação da XML que não possibilita descrever a semântica de uma informação. O RDF pode ser representado ou serializado nos seguintes formatos: RDF JSON-LD, RDF N-Quads, RDF TriG, RDF TURTLE (ttl), RDF N3 (N-Triples) e RDFa.

    Gab. C

    SILVA, Walison Dias da et al. Anotação semântica automática do currículo Lattes utilizando Linked Open Data. Perspectivas em Ciência da Informação, v.23, n.4, p.53-72, out./dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=pt&nrm=iso

  • RDF

    "[...] é um modelo de dados para objetos ou "recursos" e tal modelo pode ser representado utilizando-se a sintaxe XML." (FEITOSA, 2007, p. 121)

    "Em RDF, o significado é expresso como um conjunto de triplas, cada tripla correspondendo ao sujeito, ao verbo e ao objeto de uma sentença simples. Essas triplas podem ser escritas em XML, e um documento RDF pode fazer declarações a respeito de coisas particulares (pessoas), que possuem suas propriedades ( é irmã de), com certos valores (outra pessoa)." (FEITOSA, 2007, p. 100) 

    FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2007. 

    "[...] não é um formato de arquivo, mas um formalismo de dados desenhado para apoiar a gestão de dados distribuídos em ambiente web, que permite realizar afirmações sobre recursos. Mediante RDF é possível representar qualquer tipo de propriedade de um recursos (título, autor, copyright, etc.); junto com XML, é um dos pilares principais da chamada web semântica." (GONZÁLEZ, 2011, p. 86)

    O modelo de dados contém três elementos fundamentais: Recursos; Propriedades e Declarações. As declarações têm três partes independentes: Sujeito, Predicado e Objeto. (GONZÁLEZ, 2011, p. 87)

    GONZÁLEZ, J. A. M. Linguagens documentárias e vocabulários semânticos para web. Salvador: EdUFBA, 2011.