SóProvas


ID
3207067
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


What is a Content Management System (CMS)?

July 19, 2018


      A content management system, often abbreviated as CMS, is software that helps users create, manage, and modify content on a website without the need for specialized technical knowledge. In simpler language, a content management system is a tool that helps you build a website without needing to write all the code from scratch (or even know how to code at all).

      Instead of building your own system for creating web pages, storing images, and other functions, the content management system handles all that basic infrastructure stuff for you so that you can focus on more forward-facing parts of your website. Beyond websites, you can also find content management systems for other functions – such as document management.

      The content management system is not just a backend management interface, though. It also makes all of the content that you create show up for your visitors exactly like you want it to.

(https://kinsta.com/knowledgebase/content-management-system. Adaptado) 

O trecho do terceiro parágrafo – show up for your visitors exactly like you want it to. –, o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • If something is likely, it will probably happen or is expected: 2. probably
  • Sempre que a banca de um certame pedir um substituto para um termo sem alteração de sentido, estamos diante de uma questão que envolve o conhecimento de sinônimos.

    Além disso, esta questão também mede a extensão do vocabulário do candidato, bem como seu conhecimento de conjunções, pois, no trecho em destaque o vocábulo “like" atua como uma conjunção.

    Conjunções são palavras que ligam outras palavras, frases ou orações de igual função sintática, permitindo que formemos períodos complexos, evitando, assim, textos e narrativas truncadas.

    No trecho em destaque, “like" expressa a ideia de similaridade, equivalência. Dessa forma, temos que “o sistema de gerenciamento de conteúdo faz com que o conteúdo criado por você apareça para os seus visitantes exatamente como (da maneira que) você quer".

    Vamos às alternativas:

    Alternativa A.
    ERRADA. Usamos a conjunção “so" quando exite uma relação de causa e efeito entre duas orações a fim de introduzir um resultado ou uma decisão. Não é este o caso de “like" que, no trecho em destaque, significa como, da maneira que.

    Alternativa B.
    CORRETA. Dentre os usos da conjunção “as" temos aquele que significa “da maneira que". Como vimos, este é exatamente o sentido de “like" no trecho em destaque.

    Nota do Professor: Cuidado! As palavras “as" e “like" são facilmente confundidas e elas nem sempre são sinônimos. Quando atuam como preposições estas palavras possuem significados diferentes. “As" significa no papel/na função de; enquanto “Like" significa igual/semelhante a. Aí mora o perigo desta questão: o candidato que decorar esta informação - sem compreendê-la por completo – poderá descartar justamente a alternativa correta.
    A esse respeito, cumpre lembrar que elementos ligados por uma preposição não possuem sentido independente; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos unidos pela preposição. Assim, uma preposição não pode unir duas orações, como é o caso do trecho sob análise.

    Alternativa C.
    ERRADA. O vocábulo “likely" não atua como um conectivo. O uso mais como de “likely" é como adjetivo usado para indicar a chance de algo acontecer, ou seja, provável. Esta também é a grafia do advérbio provavelmente, em inglês.

    Alternativa D.
    ERRADA. O vocábulo “that" tem vários usos em inglês. Ele é usado como pronome demonstrativo, como pronome relativo e como uma conjunção para introduzir as chamadas “that-clauses". Em nenhum destes casos “that" tem o condão de transmitir a ideia de equivalência necessária para substituir “like".

    Alternativa E.
    ERRADA. O verbo “do" não exerce a função de conectivo; tampouco transmite a ideia de equivalência trazida pela conjunção “like".


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.