A) Correto.
B) Errado. O pâncreas secreta enzimas digestivas no duodeno e hormônios na corrente sanguínea.
C) Errado. O intestino grosso apresenta algumas partes principais: ceco, cólon, reto e ânus. As partes citadas na questão são do intestino delgado.
D) Errado. O ácido gástrico é um importante mecanismo de defesa que impede que muitos agentes infecciosos tenham acesso ao trato intestinal, já que poucas bactérias podem suportar o baixo pH do estômago.
E) Errado. O esôfago é um tubo muscular responsável por fazer a ligação da faringe até o estômago e levar os alimentos ingeridos até o estômago.
Existe uma diversidade enorme de bactérias espalhadas no sistema digestivo, utilizando o corpo humano como hospedeiro, sendo a maioria encontrada no cólon, que é a parte mais longa do intestino grosso. No intestino grosso, qualquer material que tenha escapado da digestão, no intestino delgado será afetado pelas bactérias. Ou seja, as bactérias do intestino grosso são essenciais à saúde. Alternativa A está correta.
As enzimas digestivas do pâncreas são secretadas no duodeno. Alternativa B está errada.
O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco, cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), reto e ânus. O jejuno e íleo fazem parte do intestino delgado. Alternativa C está errada.
A secreção estomacal tem pH ácido. Alternativa D está errada.
O esôfago liga a faringe ao estômago. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 13ª Edição, 2017.