SóProvas


ID
3207583
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O programa, armazenado em uma memória no hardware da placa‐mãe, que é responsável pela ativação do computador quando ele é ligado e tem a função de analisar os periféricos instalados na máquina é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

    Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

  • "O power-on self-test (POST), em tradução livre autoteste de inicialização, é um processo realizado pelas rotinas de firmware ou software em uma sequência de testes ao hardware, realizada pelo BIOS, responsável por verificar, preliminarmente, se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bipes sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado Initial Program Load (IPL), booting ou bootstrapping."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Power-on_self-test

  • O que é BIOS e para que serve?

    O Sistema Básico de Entrada e Saída (BIOS) é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

    Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

     Ele contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional.

    Fonte = www.tecmundo.com.br

  • Complementando...

    O BIOS possui vários software dentro dela:

    → SETUP: responsável pelas configurações do PC

    → POST: realiza o teste de hardware, ou seja, função de analisar os periféricos instalados na máquina.

  • A) Placa-Mãe

    B) Gabarito

    C, D e E) Componentes da CPU

  • Gab B

    Quando um computador é ligado, por meio do BIOS é iniciado o seu funcionamento; são checados os periféricos que estão ligados ao computador tais como o disco rígido e o teclado; bem como é permitida a comunicação entre o microprocessador e outras partes do computador como o monitor, o teclado e a impressora.