-
classificação xyz
x= menor criticidade (fácil de substituir e não para a produção)
y= média (se faltar para a produção mas não é difícil de encontrar)
z=máxima (além de paralisar tudo e difícil de encontrar)
-
A, B, C ---> fila decresecente, do mais importante para o menos, em termos financeiros.
X, Y, Z ----> do menos pro mais importante em termos de criticidade
-
Gabarito: C
Os materiais da classe X possuem uma baixa criticidade. Em caso de falta não haverá paralisações da produção, nem risco à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Além disso, os materiais X podem ser facilmente obtidos no mercado.
Os materiais da classe Y tem um grau de criticidade intermediário e tem como característica a relativa facilidade de serem substituídos por outros materiais.
Os materiais da classe Z possuem o nível máximo de criticidade. Não podem ser substituídos por outros equivalente em tempo hábil se acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
-
CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS
IMPORTÂNCIA OPERACIONAL: (olha a importância dos mat.)
X - baixa criticidade (não implica paralisação na produção/ facilidade de obtenção no mercado)
Y - grau de criticidade intermediário (pode ser substituído por outro com relativa facilidade)
Z - máxima criticidade (não podendo ser substituído/ a falta provoca paralisação da produção)
CURVA ABC: (olha os valores/ importância financeira)
A - 20% de qntd. / 80% do valor - são os mais importantes (poucos itens,alto valor/ controle maior)
B - 30% de qntd. / 15% do valor - são os intermediários (controle intermediário)
C - 50% de qntd. / 5% de valor - são os menos importantes (muito item, baixo valor/ aqui o controle é menor ou nem tem)
-BizuConcurseiro, 2020
-
GABARITO: LETRA C
A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):
Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Na classificação XYZ o que deve ser observada é a importância/criticidade do material.
Desse modo:
Material X → baixa importância para a organização, ou seja, menor criticidade. Sua falta não implica paralisação dos processos produtivos, nem riscos à segurança pessoal, patrimonial ou ambiental; pode ser obtido de maneira fácil e rápida
Material Y → média importância para a organização, ou seja, criticidade mediana. Sua falta não implica paralisação de alguma atividade, mas compromete a qualidade do processo produtivo; pode ser substituído com relativa facilidade
Material Z → vital importância para a organização, ou seja, criticidade alta. Sua falta implica paralisação de alguma atividade da organização e não pode ser substituído por outro equivalente em tempo hábil e sem acarretar prejuízos
Gabarito: Letra C
-
Eu sei que paralisação é com S, mas uma forma que criei para sempre lembrar :::::::: o material da classe Z gera paraliZação.
É bobo, mas pode ajudar os iniciantes kkk
-
BIZU:
(simmm, tem erro de ortografia, mas é válido para lembrar)
ParaliZou?
É material Z.