GABARITO: LETRA A
A) As comunicações oficiais devem ser formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.
B) A clareza na redação oficial é uma característica prescindível. ? incorreto, é uma característica imprescindível.
C) É característica da redação oficial a pessoalidade. ? incorreto, é a impessoalidade.
D) A redação oficial pode se valer de excessos linguísticos e de rebuscamentos. ? incorreto, NÃO DEVE SE VALER.
E) A redação oficial evita o uso do padrão culto de linguagem em algumas ocasiões, podendo fazer uso de gíria e de jargão. ? incorreto, ela prima pela linguagem formal (norma-padrão).
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Esta é uma questão que exige do candidato
conhecimento a respeito dos atributos da redação oficial.
a) Conforme estabelece o princípio da formalidade e padronização, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Sendo assim, verificamos que esta alternativa está correta.
b) O atributo da clareza explica que não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Nesse sentido, verificamos que tal característica é imprescindível e, portanto, esta alternativa está incorreta.
c) O
Manual da Presidência da República determina as sete
características que um texto oficial deve ter. São elas: clareza e
precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade;
formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Sendo assim, verificamos que a pessoalidade não está entre os atributos e, portanto, esta alternativa é incorreta.
d) De acordo com o manual, a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade. Além disso, o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. Dessa forma, podemos inferir que a redação oficial não pode se valer de excessos linguísticos e de rebuscamentos e, portanto, esta alternativa é incorreta.
e) Quanto ao uso do padrão culto, o manual determina que ele é imprescindível na redação oficial e isso ocorre por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Desse modo, verificamos que esta alternativa é incorreta.
Gabarito do professor: Letra A.