-
ETL, do inglês Extract Transform Load (Extração Transformação Carga), são ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformação desses dados conforme regras de negócios e por fim a carga dos dados em um Data Mart ou um Data Warehouse.
O processo de Extração, Transformação e Carga (Extract, Transform, Load – ETL) é um processo que envolve:
- Extração de dados de fontes externas
- Transformação dos mesmos para atender às necessidades de negócios
- Carga dos mesmos no Data Warehouse (DW)
O ETL é importante, pois é a forma pela qual os dados são efetivamente carregados no DW.
-
Data mart (repositório de dados) é sub-conjunto de dados de um Data warehouse (armazém de dados). Geralmente são dados referentes a um assunto em especial (ex: Vendas, Estoque, Controladoria) ou diferentes níveis de sumarização (ex: Vendas Anual, Vendas Mensal, Vendas 5 anos), que focalizam uma ou mais áreas específicas.
-
Lembrando que o processo de ETL (Extract, Transform and Load) é o processo MAIS CRÍTICO e MAIS DEMORADO na construção de um Data Warehouse, pois consiste na extração dos dados de bases heterogêneas, na transformação e limpeza destes dados, e na carga dos dados na base do DW. Já vi questões afirmando que o DW é um processo mais demorado que o processo ETL , o que não é verdade.
-
(C)
ETL, Essa sigla significa Extração, Transformação e Carga (em inglês Extract, Transform and Load) e trata da sistematização do tratamento e limpeza dos dados oriundos dos diversos sistemas organizacionais.
CESPE / ETL
ETL indica um processo de extração e transformação de dados em um data warehouse.(C)