SóProvas


ID
3214261
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta, relacionada à escrituração contábil de que trata a Norma Brasileira de Contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • CFC 1330

    A. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:serem assinados digitalmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado;serem autenticados no registro público competente.

    B. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão,em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:serem encadernados;terem suas folhas numeradas sequencialmente;conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.

    C Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas, nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar o significado dos códigos e/ou abreviaturas no Livro Diário ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas de que tratam os itens 9 e 10.

    D.No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, incluídas as de natureza aleatória, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

    E. Correta

  • Livro Diário 

    É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada SEMPRE antes da conta crédito.

    -Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.

    -O livro Diário tradicional pode ser substituído por fichas (contínuas, em forma de sanfona, soltas

    -ou avulsas). Porém, a adoção desse sistema não exclui a empresa de obediência aos requisitos

    -intrínsecos, previstos na lei fiscal e comercial para o livro Diário.

    Livro Razão 

    I- No que se refere à documentação contábil, o livro que tem por objetivo registrar, individualmente, a movimentação ocorrida em cada conta, buscando com isso apresentar seu saldo é o livro

    II- Livro razão e o diário constituem os registros permanentes da entidade. 

    [x](Polícia Federal-2018) Obs: prova da PF, 20118 dizia: A contabilidade teórica consiste no registro das operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade. ERRADA, refere-se a contabilidade prática.

    Diário_ vai falar do patrimônio;

    Razão_ vai explicar o lançamento

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas, que cobram literalidades da Resolução CFC n°1.330/2011.

    a) Incorreta. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:serem encadernados;terem suas folhas numeradas sequencialmente;conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.

    b) Incorreta. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:serem assinados digitalmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado;serem autenticados no registro público competente.

    c) Incorreta. Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas, nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar o significado dos códigos e/ou abreviaturas no Livro Diário ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas.

    d) Incorreta. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

    e) Correta. O registro contábil deve conter o número de identificação do lançamento em ordem sequencial relacionado ao respectivo documento de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.