SóProvas


ID
3216211
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Antônio é professor, tem 50 anos, é casado e tem 3 filhos. Usou álcool pela primeira vez aos 11 anos, quando o pai ofereceu uma taça de champanhe no Natal. Quando entrou na faculdade, após as aulas, bebia até altas horas. No início, apenas nas sextas feiras. Depois, quartas e depois, todos os dias. Aos 30 anos, após ser demitido, passou a beber diariamente. Quando Antônio se casou, ele já bebia bastante e com o fim do casamento, seu comportamento de beber piorou bastante.

Hoje em dia só bebo pinga. A minha vida hoje se restringe ao álcool. Deixei de trabalhar. A “caninha” não me sai da cabeça. Parece que tenho um “encosto” que me faz beber, parece que já não sou dono de mim mesmo. Estou hoje aqui, com vocês, não conheço ninguém e vocês não me conhecem. Estou há dois dias sem beber, sem dormir, com o corpo todo tremendo e, às vezes, parece que tem uns bichos percorrendo o meu corpo. Por vezes, perco a noção do tempo e de onde estou. Acho que o álcool está me fazendo falta…

Após a leitura do caso do professor, qual seria o diagnóstico mais adequado em relação aos problemas relacionados ao uso de droga por ele apresentados?

Alternativas
Comentários
  • E os delírios de ver "os bichos pelo corpo"?