- ID
- 3216394
- Banca
- EDUCA
- Órgão
- Prefeitura de Várzea - PB
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Fonoaudiologia
- Assuntos
Sobre a Terapia da Fala, analise os itens abaixo:
I. A intervenção da Terapia da Fala em crianças disfónicas pode ser indicada, no caso de obstrução da via aérea; pode ser complementada com outras intervenções, nomeadamente com a intervenção cirúrgica; e pode ser, ainda, a intervenção exclusiva e a mais apropriada.
II. Uma intervenção em Terapia da Fala eficaz começa por identificar abusos e maus usos vocais possíveis e, então, sistematicamente, tentar diminuir tais comportamentos.
III. A terapia comportamental tem como objetivos primordiais identificar e eliminar comportamentos nocivos para a voz, juntamente com pais, professores e outros cuidadores da criança e fazer a transição das aprendizagens para os contextos naturais de uso vocal.
IV. A reeducação deve iniciar-se por uma readaptação da respiração, a respiração costo-diafragmáticaabdominal. A fonação deverá ser associada à respiração, utilizando exercícios vocais apropriados.
V. A terapia de voz abrange exercícios vocais. Os exercícios desenvolvem uma nova consciência cinestésica na criança, bem como uma perceção auditiva aperfeiçoada. (Hodkinson, 2001). Behlau e Pontes, 1995 (cit. in Teig, 1997) recomendam exercícios que envolvam movimentos corporais e dramatizações associadas aos sons facilitadores, jogos com atividades gráficas e desenhos realizados com emissões vocais controladas.
Estão CORRETAS, as afirmativas: