SóProvas


ID
3220306
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto.

1934. Os Integralistas estão em estado de graça: suas fileiras se engrossam em todas as partes do Brasil, onde seus núcleos conseguem apoio dos fascistas italianos e alemães, das autoridades policiais, dos banqueiros e grandes fazendeiros e de intelectuais. Ante a deterioração da economia brasileira que a queima de café não consegue sustar, Getúlio Vargas fica a observar a ascensão, pouco comum nos hábitos políticos brasileiros, do movimento integralista. Apesar da parafernália de “leis sociais” adotadas para conquistar o apoio do povo contra os tradicionais donos do poder que não aceitam o seu programa de centralização contrário à estrutura “federativa” do país, Getúlio está disposto a considerar a possibilidade de valer-se dos Integralistas para governar com mais tranquilidade.
(Fúlvio Abramo. A revoada dos galinhas verdes, 2014. Adaptado)

O autor, militante de organizações de esquerda, participou da conjuntura política brasileira dos anos 30 do século passado. O excerto refere-se à situação histórica do país, naquele momento, caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • APESAR DE TER AFINIDADE COM OS REGIMES NAZISTA E FASCISTA, GETÚLIO TENTOU MANTER-SE NEUTRO, PORÉM ELE FICA DO LADO DOS ALIADOS E POR MEIO DISSO CONSEGUE O APOIO DOS EUA COM GRANDE DO FINANCIAMENTO DA USINA SIDERÚGICA DE VOLTA REDONDA-RJ !!

    GAB :E

    PLANINHA DE ESTUDOS VOLTADA PARA A PM SP : encurtador.com.br/AKX36

  • eu jurava que era a letra c .

  • forças políticas antagônicas: AIB (ALIANÇA INTEGRAL BRASILEIRA - LÍDER PLÍNIO SALGADO) X ANL (ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA - COMUNISTAS, CARLOS PRESTES)

  • AIB x ANL é o que se refere o texto quando utiliza a palavra "antagonico", grande instabilidade politica e polaridade.

  • Vargas não deixou de apoiar os cafeicultores, inclusive chegou a comprar sacas de café para que o produto não perdesse valor com a queda das exportações.