SóProvas


ID
3225874
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

As fibras ópticas podem ser classificadas em dois tipos: monomodo (ou monomodais ou de modo único) e multimodo (ou multimodais ou de modo múltiplo). Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✿ Cabo de Fibra Óptica

    Consiste em uma Casca e um Núcleo (de vidro) para transmissão de luz. Possui capacidade de transmissão virtualmente infinita, é imune a interferências eletromagnéticas e consegue ligar distâncias maiores sem a necessidade de repetidores. Como desvantagens, podemos dizer que é

    incapaz de fazer curvas acentuadas, além de ter um custo de instalação e manutenção muito alto em relação ao par trançado. Entendido? Há dois tipos de fibra: Monomodo e Multimodo.

    A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.

    A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • b-

    Nas fibras monomodos, um único sinal de luz é transportado de uma forma direta no núcleo do cabo, atingindo distâncias maiores sem repetição. Uma fibra multimodo tem como característica um feixe de luz que viaja ao longo do seu trajeto fazendo diferentes refrações ao longo das paredes do núcleo do cabo.

    a fibra monomodo é melhor, alcançando dezenas de quilômetros de transmissão, enquanto a multimodo fica por volta de centenas de metros de alcance. Também na fibra monomodo o diâmetro do núcleo é bem menor, por volta de 8 a 10 micrômetros, enquanto que na fibra multimodo o diâmetro fica entre 50 e 60 micrômetros. A fibra monomodo tem um custo maior pela sua qualidade e maior é a dificuldade para sua fabricação, sendo mais utilizada por operadoras de telecomunicações para redes de transmissão de longa distância, enquanto que a fibra multimodo é mais utilizada em redes locais. Além das distâncias consideráveis que alcançam, as fibras ópticas têm a vantagem de serem bastante flexíveis, facilitando a instalação, e ainda são totalmente imunes a interferências eletromagnéticas do meio externo.