-
Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.
fonte: wikipédia.com
-
Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.
-
Errado.
A função do firewall é apenas monitorar o tráfego de entrada e saída no computador.
Os vírus podem infectar o computador por diferentes formas.
E mesmo que a questão falasse sobre um software antivírus, ainda estaria incorreto, porque é impossível se proteger de todos os tipos de vírus existentes. Um software antivírus, por mais atualizado que esteja, sempre irá buscar as assinaturas conhecidas.
-
Complementando o comentario do colega:
O firewall tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas e
impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a
outra.
Os antivírus são programas que procuram detectar e, então, anular ou
remover os vírus de computador. Atualmente, novas funcionalidades têm
sido adicionadas aos programas antivírus, de modo que alguns procuram
detectar e remover cavalos de tróia e outros tipos de códigos maliciosos,
barrar programas hostis e verificar e-mails. Avast!, Norton Anti-virus, McAfee
Security Center, AVG são alguns exemplos de antivírus.
Obs:É uma forma de reduzir os riscos associados ao fato de o
computador do usuário estar conectado na Internet.
-
O que se afirma sobre o Firewall, não corresponde a verdade;pois nem uma máquina pode ficar completamente protegida de virus.
-
O firewall é um dos principais dispositivos de segurança em
uma rede de computadores. Ele realiza a filtragem dos pacotes e,
então, bloqueia as transmissões não permitidas. Tem como objetivo
evitar que ameaças provenientes da Internet se espalhem na rede
interna de um determinado ambiente.
O firewall atua entre a rede externa e interna, controlando o tráfego de
informações que existem entre elas, procurando se certificar de que
este tráfego é confiável, de acordo com a política de segurança do site
acessado. Também pode ser utilizado para atuar entre redes com
necessidades de segurança distintas.
Fonte: Ponto dos concursos
-
Errado.
A função do firewall é apenas monitorar o tráfego de entrada e saída no computador.
Os vírus podem infectar o computador por diferentes formas.
E mesmo que a questão falasse sobre um software antivírus, ainda estaria incorreto, porque é impossível se proteger de todos os tipos de vírus existentes. Um software antivírus, por mais atualizado que esteja, sempre irá buscar as assinaturas conhecidas.
-
O Firewall não é anti-vírus, mas pode atuar como um. Monitorando as entradas e saídas de dados entre a máquina e o ambiente externo. Apx
-
Nada impede que sua maquina seja infetada por qualquer tipo de virus, pois mesmo os melhores antivirus nao sao 100% seguros.
-
Errada.
Firewall não é um antivirus, ele é um software que controla a entrada e saida de dados e o grau de segurança.
-
Nunca podemos afirmar que um computador esta protegido por qualquer tipo de vírus. Se isso cair em prova, pode marca como errado.
-
Firewall pessoal
Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.
Os programas antimalware, apesar da grande quantidade de funcionalidades, não são capazes de impedir que um atacante tente explorar, via rede, alguma vulnerabilidade existente em seu computador e nem de evitar o acesso não autorizado, caso haja algum backdoor nele instalado. Devido a isto, além da instalação do antimalware, é necessário que você utilize um firewall pessoal.
Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:
- registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
- bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
- bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
- analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
- evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
Alguns sistemas operacionais possuem firewall pessoal integrado. Caso o sistema instalado em seu computador não possua um ou você não queira usá-lo, há diversas opções disponíveis (pagas ou gratuitas). Você também pode optar por um antimalware com funcionalidades de firewall pessoal integradas.
Cuidados a serem tomados:
- antes de obter um firewall pessoal, verifique a procedência e certifique-se de que o fabricante é confiável;
- certifique-se de que o firewall instalado esteja ativo (estado: ativado);
- configure seu firewall para registrar a maior quantidade de informações possíveis (desta forma, é possível detectar tentativas de invasão ou rastrear as conexões de um invasor).
As configurações do firewall dependem de cada fabricante. De forma geral, a mais indicada é:
- liberar todo tráfego de saída do seu computador (ou seja, permitir que seu computador acesse outros computadores e serviços) e;
- bloquear todo tráfego de entrada ao seu computador (ou seja, impedir que seu computador seja acessado por outros computadores e serviços) e liberar as conexões conforme necessário, de acordo com os programas usados.
-
Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores. A ilustração a seguir mostra como um firewall funciona. A seta verde indica a passagem de dados autorizaos pelo firewall; as setas vermelhas indicam tráfego não autorizado.
-
O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno.
-
O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno.
-
Outras questões podem ajudar a entender melhor o conceito de firewall, vejam:
-
CERT
Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.
Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:
registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.
-
O firewall é um mecanismo de proteção do computador que procura evitar que o computador seja invadido, ou que ele faça ataques contra outros dispositivos na rede.
O firewall é um filtro de conexões, que poderá ser um software ou um hardware.
O firewall não analisa o tráfego nas portas de conexão, não detecta vírus de computador, não remove software malicioso, etc.
O firewall protege contra ataques de vírus, contra ataques de hackers, contra ataques de worms (vermes), etc.
Dica:
- ataques - o firewall protege, porque neutraliza o ataque, bloqueando o acesso à porta de conexão
- ameaças - o firewall não protege, e o usuário deverá usar ferramentas especializadas, além de ter um comportamento pró-ativo em relação à segurança da informação.
Gabarito: Errado.
-
Barbaridade, errado, o firewall é um serviço que fica instalado em um servidor de rede específico ou em um equipamento criado para esta função, o firewall não é antivirus, quando um dado é enviado ao enderaço válido de uma rede, este equipamento, funcional como um porteiro, faz várias verificações e quando o dado passa nestas verificações é liberado para entrar na rede. Uma função é identificar as origens dos arquivos mal intencionados.
-
Acredito que o erro da questão esteja na palavra "qualquer tipo de vírus". Nem um antivírus faz isso..
-
Nenhum anti-vírus tem esse poder de bloquear todos os Vírus.
-
Venho do futuro dizer q vc errou uma questão dessa dizendo "que o firewall impede entrada de vírus na rede" e nessa questão você marcou errada, mas gabarito deu correto.... E hoje você ficou na dúvida em qual alternativa marcar, num é mesmo?
-
Um firewall pessoal instalado no computador do usuário impede que sua máquina seja infectada por qualquer tipo de vírus de computador.
ERRADO
O porteiro barra a entrada, mas não quer dizer que um estranho não conseguirá entrar, às vezes o porteiro "deixa passar".
"A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."
-
FIREWALL
- Não é antivírus
- Não é anti-spam ,
- Não é anti-spyware
- Não analisa o conteúdo do tráfego.