SóProvas


ID
3227062
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Whenever the CPU becomes idle, the operating system must select one of the processes in a queue, with ready status to run. On this, we can affirm:

Alternativas
Comentários
  • O ruim é que esta banca pediu 'inglês técnico básico' enfim ... só pra complicar.

    Basicamente a questão fala que quando uma CPU fica ociosa ela deve escolher um processo da fila de pronto, podemos afirmar:

    a)The choice of execution is made by the longterm scheduler.

    A escolha da execução é feita pelo scheduler de longo prazo.

    Incorreta, o escalonador de longo prazo define o grau de multiprogramação, em grossas palavras: age na memória para fila de pronto.

    .

    b) The selection process is performed according to the size of the process in the memory.

    O processo de seleção é realizado de acordo com o tamanho do processo na memória.

    Incorreta, sem pé, nem cabeça.

    .

    c)It's done randomly.

    Realizado aleatoriamente

    Incorreta, novamente, sem sentido

    .

    d)The selection process is performed by the short-term scheduler.

    O processo de seleção é realizado pelo scheduler de curto prazo.

    GABARITO DA QUESTÃO, o escalonador de curto prazo seleciona certo processo para execução, em grossas palavras: age entre a fila de pronto e execução.

    .

    e)It is performed according to the size of the process in the memory.

    É realizado de acordo com o tamanho do processo na memória

    Incorreta, não sei se o examinador quis abordar performance ou realização, porém ambas traduções irão invalidar tal alternativa

  • Tipos básicos

    Escalonador de curto prazo

    Seleciona entre os processos em estado de pronto que estão na memória, para serem executados pelo processador, após a interrupção de um ciclo, uma interrupção de E/S, uma chamada de sistema ou outra forma de sinal. Assim o escalonador de curto prazo faz decisões de escalonamento muito mais frequentemente que os de médio e longo prazo. Uma decisão de escalonamento deve ser feita no mínimo a cada fatia de tempo, e estas são bem curtas.

    Escalonador de médio prazo

    Seleciona entre os processos que estão na memória virtual. Ele temporariamente remove o processo da memória principal e o coloca na memória secundária (swap) fazendo as operações de swapping in e swapping out. O escalonador a médio prazo pode realizar a operação swap out em vários casos, como: um processo que não está mais ativo após um tempo, um processo que tem baixa prioridade, um processo que tem tido falta de página frequentemente, um processo que está ocupando uma larga quantidade de memória que precisa ser removido da memória principal para outros processos serem carregados.

    Escalonador de longo prazo

    Seleciona os processos que estão na memória secundária e que serão levados para a memória principal. Isto é, quando uma tentativa é feita de executar um programa, sua admissão ao conjunto de processos sendo executados é autorizada ou atrasada pelo escalonador de longo prazo. Assim, este escalonador dita quais processos serão executados em um sistema, e o degrau de concorrência do sistema, ou seja quantos processos serão executados em concorrência, e como a divisão entre processos I/O bound(orientado à E/S) e CPU bound(orientados à CPU) deve ser feita. Geralmente este escalonador é responsável pelo Grau de Multiprogramação. 

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalonamento_de_processos