SóProvas


ID
3227410
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Movimentos que surgiram em decorrência da percepção da sociedade para os problemas ambientais como a degradação ambiental e a exploração descontrolada dos recursos naturais, pois se com provou que essas causas geravam consequências assustadoras, comprometendo a vida de todos os seres vivos, inclusive de nossa própria espécie, (www.portaleducação.com.br). Trata-se do(dos):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA : C

    Os Movimentos Ecológicos surgiram em decorrência da percepção da sociedade para os problemas ambientais como a degradação ambiental e a exploração descontrolada dos recursos naturais, pois se comprovou que essas causas geravam consequências assustadoras, comprometendo a vida de todos os seres vivos, inclusive de nossa própria espécie.

    Com essa visão lógica dos processos ambientais os movimentos ecológicos passaram a ter um papel fundamental na modificação do pensamento geral na população do planeta.

    O Movimento Ecológico visa uma consciência mais abrangente no sentido de se desenvolver a noção de que uma diversidade de ações agressivas ao ambiente contribuiu para o surgimento de disparidades sociais e irracionalidade na exploração dos recursos naturais.

    Portanto, os chamados movimentos ecológicos tiveram início mundial na década de 1960, mas na época as pessoas que tinham interesses particulares em esconder a verdade, procuravam camuflar ou desacreditar essas verdades em relação ao perigo da degradação ambiental.

    As consequências desta agressão à natureza não era considerada, pois ainda não se tornava óbvio a relação entre as consequências e as causas das agressões causadas pelo ser humano. Podia-se supor que esses desastres ecológicos tinham causas estranhas ao ser humano, eximindo nossas ações impensadas desta tamanha responsabilidade.

    Atualmente esta etapa de se desacreditar as consequências dos desastres ambientais com as causas geradas por nós seres humanos já está mais do que comprovada e seria até ridículo tentar desmentir esta verdade.

    A preocupação com a conservação ecológica reacende atualmente a repulsa aos altos índices de poluição registrados na atualidade.

    Com essa grande preocupação advinda dos diferentes grupos humanos, vemos surgir em conjunto os movimentos socioambientais e ecológicos nos diferentes setores da sociedade, ressaltando o valor da importância do equilíbrio ecológico para a preservação do próprio ser humano.

    O ecologismo, o ambientalismo, o conservacionismo e o preservacionismo e seus respectivos são exemplos de movimentos tidos como ecológicos e que na realidade representam movimentos que pregam a preservação e proteção da natureza nos seus variados matizes.

    Dentre esses o preservacionismo é o mais radical deles, que defende a manutenção de ambientes intocáveis.

    Atualmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) têm um papel primordial nos movimentos ecológicos, pois fazem a gerência ou a fiscalização dos órgãos governamentais responsáveis por tratar dos assuntos ligados ao meio ambiente, tornando-se os olhos da população na preservação da natureza.