SóProvas


ID
3227839
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído e é motivo frequente de afastamento ao trabalho.

Ela é caracterizada por ser uma perda auditiva:

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre a Perda Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR. Ela quer a alternativa correta em relação ao tema.

    De acordo com o documento do Ministério da Saúde (2006. Pág. 13), a PAIR atende pela seguinte definição:

    "Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. Configura-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído".

    De acordo com o documento supracitado, o Comitê Nacional de Ruídos e Conservação Auditiva trouxe algumas características da PAIR, entre outras :

    • "Ser sempre neurossensorial, uma vez que a lesão é no órgão de Corti da orelha interna.
    • Ser geralmente bilateral, com padrões similares. Em algumas situações, observam-se diferenças entre os graus deperda das orelhas.
    • A sua progressão cessa com o fim da exposição ao ruído intenso.
    • A perda tem seu início e predomínio nas frequências de 3,4 ou 6 kHz, progredindo, posteriormente, para 8, 2, 1, 0,5 e 0,25 kHz".

    Agora vamos em busca da única alternativa correta.

    A- Incorreta. As características trazidas nessa alternativa estão incorretas.

    B- Correta. A PAIR é sempre neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído, como podemos confirmar na explicação acima retirado do manual do Ministério da Saúde.

    C- Incorreta. As características trazidas nessa alternativa estão incorretas.

    D- Incorreta. As características trazidas nessa alternativa estão incorretas, à exceção da bilateralidade que, de fato, é uma característica da PAIR.

    E- Incorreta. As características trazidas nessa alternativa estão incorretas, à exceção da bilateralidade e do tipo neurossensorial que, de fato, são características da PAIR. Já a reversibilidade não é uma característica dessa moléstia.

    Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Perda auditiva induzida por ruído (Pair). Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

    GABARITO: LETRA C