SóProvas


ID
3228301
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, usando geralmente criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário é o:

Alternativas
Comentários
  • Backdoor: é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada, explorando falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e do firewall para abrir portas do roteador. Alguns backdoors podem ser explorados por sites maliciosos, através de vulnerabilidades existentes nos navegadores, para garantir acesso completo ou parcial ao sistema por um cracker, para instalação de outros malwares ou para o roubo de dados.

     

    Trojan ou Cavalo de Tróia: programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável, mas que, na verdade, são prejudiciais, pois executam mais funções além daquelas que aparentemente ele foi projetado. Contêm códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados. Não se replicam.

     

    Ransomware Programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário (GABARITO)

     

    Spyware é um programa ou dispositivo que monitora as atividades de um sistema e transmite a terceiros informações relativas a essas atividades, sem o consentimento do usuário. Como exemplo, o keylogger é um spyware capaz de armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador

     

    keilloger armazena tudo o que o usuário digita pelo teclado do computador e depois obtém estes dados remotamente.

  • Ransomware = Resgate

  • # PRINCIPAIS MALWARES E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:

    VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.

    WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.

    BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.

    BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.

    TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.

    PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira'', ou seja, sites fraudulentos. 

    ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.

    TRAPDOORS: falhas de programação.

    SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado; screenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.

    RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.

    obs: sei que possui outras características dos MALWARES citados, porém coloquei as principais diferenças.

    # ROOTKIT >> é um software malicioso que permite o acesso a um computador enquanto oculta a sua atividade. Originalmente o rootkit era uma coleção de ferramentas que habilitavam acesso a nível de administrador para um computador ou uma rede. Uma das propostas desse programa é o uso para ocultar específicos processos e arquivos para algumas partes do sistema.

    # Vírus de setor de carga (boot sector)

    É um tipo especial de vírus de programa que infecta o código no setor de carga de uma unidade, que é executado sempre que o computador é ligado ou reiniciado. Esse tipo de vírus pode ser difícil de remover, pois o programa de carga é o primeiro programa que um computador executa. 

    Programa

    Os vírus de programa infectam apenas arquivos executáveis. Eles podem até impedir que o computador seja ligado.

    Macro

    Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair

    Backdoor

    São os chamados vírus da "porta de trás", uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.

    Hoax

    O hoax é um vírus boato. Ele espalha mensagens sobre pragas online e geralmente são inofensivos, porém são capazes de deixar os computadores bem mais lentos.

  • Gabarito letra C para os não assinantes. É muito importante que você leia sempre a cartilha da segurança (link abaixo), pois é de lá que as bancas retiram boa parte de suas questões.

    A) Backdoor;  é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    B) Cavalo de troia (trojan);Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    C) Ransomware; é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    D) Spyware; é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas

    E) Keylogger. capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    https://cartilha.cert.br/malware/

  • Ransom é "resgate", em inglês.

  • Também chamado de Wanna Cry

    pmaba

  • Gabarito: C.

    Ransomware: é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra, arquivos podem ser perdidos ou até mesmo publicados.

  • R de Ransomware R de Resgate.

  • Ransomware = SEQUESTRO

  • Saber Inglês ajuda com os termos na informática, dá pra fazer um `chute consciente´traduzindo os termos.

  • Gabarito: C

    Ransomware - pagamento de resgate.

  • O ransomware é o malware que, por meio da criptografia, "sequestra" os dados dos usuários, tornando-os inacessíveis. O objetivo do malware é forçar o usuário a pagar o resgate ao sequestrador.

    Resposta certa, alternativa c).

  • Aproveitando a questão para revisar:

    Backdoor = back = fundo; door = porta - backdoor = porta dos fundos. Em suma: esse software malicioso abre as Portas TCP para que seja possível que o invasor acesse o computador remotamente. Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Cavalo de troia = O Trojan é um programa que age utilizando o princípio do Cavalo de Troia, um arquivo é enviado se fazendo passar por um aplicativo útil, como um “presente de grego”, mas que na verdade possui funcionalidades maliciosas escondidas. Muitas vezes, o trojan abre portas de comunicação para que através da Internet a máquina possa ser invadida ou monitorada.

    Ransomware = é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual.

    Spyware = spy = espião - spyware = software espião. É um software espião, capaz de violar a privacidade das informações de usuários, coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

    Keylogger = key = tecla; logger = registrador - keylogger = registrador de tecla. Trata-se de um spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador e enviá-las a um invasor.

  • Gabarito letra c: ransomware.

    O ransomware esta ligado ao trancamento do seu dispositivo ou dados para depois a emissão de pedido de resgate, normalmente em pagamento de bitcoins para recuperar seus dados(cripto) ou dispositivo(locker).

    Fonte: Minha cabeça.

    Letra A: Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador instalados comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Letra B: Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Letra C: O Ransoware é um programa malicioso que indisponibiliza as informações do usuário, geralmente pelo uso da criptografia, e cobra um resgate.

    Letra D: Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

    Letra E: Keylogger é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Fonte: Alfacon.

    Bons estudos!✌

  • Ware é um sufixo usado em informática para se referir a um grupo específico (como hardWARE, softWARE, etc). Ransom quer dizer RESGATE. É mais fácil ir introduzindo o vocabulário em inglês do que decorar todos os tipos de malwares existentes.

  • Existem dois tipos de ransomware:

    Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

    Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

    Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

  • Questões Cespianas:

    1} Ransomware é um tipo de malware que cifra os arquivos armazenados no computador da vítima e solicita um resgate para decifrá-los. (CERTO)

    2} Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se Ransomware. (CERTO)

    3} O malware que, por meio de criptografia, torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário é do tipo ransomware. (CERTO)

    [...]

    RESUMO

    Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE.

  • Ran$omware

  • Ransomware: é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. se propaga

  • Uma coisa boba, mas que me faz lembrar desse vírus é: "RANSO" de quem pede RESGATE

    (copiei de um colega aqui do qc)

  • Gabarito : C ,Ransoware.Bons Estudos!!!
  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Código malicioso que torna inacessíveis dados armazenados em um equipamento, geralmente por meio de criptografia, e que exige o pagamento de um resgate é o famoso ransomware.

    Letra C 

  • Ransomware = ramsom ware = artigos de resgate

    se souber o mínimo de inglês, ja mata grande parte das questões

  • Gabarito letra C para os não assinantes. É muito importante que você leia sempre a cartilha da segurança (link abaixo), pois é de lá que as bancas retiram boa parte de suas questões.

    A) Backdoor;  é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    B) Cavalo de troia (trojan);Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    C) Ransomware; é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    D) Spyware; é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas

    E) Keylogger. capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

  • Nessas horas o inglês te ajuda.

    Ramson significa pagamento de resgate, geralmente empregado durante crimes de sequestro.

  • Ransomware - É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    Uma das formas de atuação do ransomware, um dos códigos maliciosos mais difundidos atualmente, é: criptografar os dados do disco rígido e solicitar o pagamento de resgate.

    Bizú:

    Ransomware - Resgate

    Backdoor - São os chamados vírus da "porta de trás", uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.

    Recurso que os vírus (Ou até mesmo um malware único) usam para manter o acesso aberto a uma determinada máquina ou rede. Existem diversas maneiras de um Backdoor entrar em seu pc, sendo elas: Vulnerabilidades em navegadores e também via E-mail. Fora isso, ele também pode se instalar via brechas em programas ou em PCs com um firewall fraco ou inexistente. 

  • pesquisem a tradução de "ramsom"