SóProvas


ID
3228433
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alterações da tireoide estão entre os distúrbios endócrinos mais comuns.

Analise as alternativas abaixo sobre o diagnóstico e o tratamento das disfunções tireoidianas.

1. As manifestações clínicas do hipertireoidismo incluem: fala arrastada, voz rouca, bradicardia e sensibilidade ao frio.
2. A levotiroxina é utilizada no hipotireoidismo e tem todas as ações da tiroxina endógena.
3. Concentrações séricas elevadas de T4 (tiroxina) e T3 (tri-iodotironina), como ocorrem no hipertireoidismo, causam supressão do TSH.
4. Concentrações elevadas do T4 livre estabelecem o diagnóstico de hipertireoidismo.
5. A doença de Graves é uma doença autoimune, e a principal causa de hipotireoidismo. A determinação do T3 é importante no diagnóstico diferencial.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. As manifestações clínicas do hipertireoidismo incluem: fala arrastada, voz rouca, bradicardia e sensibilidade ao frio. FALSO - hipertireoidismo causa manifestações clinicas relacionadas ao aumento do metabolismo das mitocôndrias. Ex.: dificuldade de ganhar peso, fome, etc. 2. A levotiroxina é utilizada no hipotireoidismo e tem todas as ações da tiroxina endógena. V 3. Concentrações séricas elevadas de T4 (tiroxina) e T3 (tri-iodotironina), como ocorrem no hipertireoidismo, causam supressão do TSH. VERDADEIRA - Esse processo é chamado de feedback negativo. 4. Concentrações elevadas do T4 livre estabelecem o diagnóstico de hipertireoidismo. 5. A doença de Graves é uma doença autoimune, e a principal causa de hipotireoidismo. A determinação do T3 é importante no diagnóstico diferencial. Falso.
  • A doença de Graves é uma doença autoimune, e a principal causa de hipertireoidismo

  • Dica de Chute: Avalie as que mais se repetem em todas as alternativas a probabilidade de acerto é 65%!