SóProvas


ID
3228436
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as vias de administração de fármacos, informações corretas são fundamentais para orientar a dispensação de medicamentos.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. Em geral, cerca de 75% de um fármaco administrado oralmente é absorvido em poucas horas, mas numerosos fatores alteram essa absorção, como o conteúdo intestinal, motilidade gastrointestinal, tamanho da partícula e formulação.
2. A administração sublingual de fármacos é útil quando se deseja um efeito rápido, especialmente quando o fármaco é instável no pH gástrico ou rapidamente metabolizado pelo fígado.
3. Metoclopramida e fármacos que bloqueiam receptores muscarínicos aumentam a motilidade gastrointestinal.
4. Na injeção de fármacos por via subcutânea ou intramuscular, a velocidade de absorção não depende do local da injeção.
5. Os fármacos administrados por inalação geralmente são absorvidos parcialmente, o que pode levar a efeitos adversos sistêmicos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •  erradas:

    3. Metoclopramida e fármacos que bloqueiam receptores muscarínicos REDUZEM a motilidade gastrointestinal.

    4. Na injeção de fármacos por via subcutânea ou intramuscular, a velocidade de absorção DEPENDE do local da injeção.

    GABARITO C

  • A metoclopramida é um prócinético, ou seja, ele acelera o transito intestinal e consequentemente acelera o esvaziamento gástrico. A questão erra em afirma que os antagonistas de receptores muscarínicos aumentam a motilidade gastrointestinal, sendo que eles reduzem a motilidade.

    É bom lembrar dos efeitos clínicos que os antagonistas muscarínicos provocam, como: Diminuição da salivação e secreção gástrica; relaxamento do músculo liso; diminuição da motilidade do trato GI e bexiga; dilatação da pupila.