SóProvas


ID
3230926
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Baseado no Metódo das Partidas Dobradas, criado no século XVI pelo frade franciscano Luca Paciolo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Método das partidas dobradas: Sempre a soma dos valores creditados será igual a soma dos valores debitados às contas envolvidas.

  • Por qual motivo não é a letra "A"?

  • Ao meu ver também poderia ser a alternativa "A "

    Método das Partidas Dobradas - Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo “Particulario de computies et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), que fala sobre um tratado da contabilidade. Neste capítulo, ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.

    Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito. Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.

    Como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".

    Maneiras que podem ser lançadas:

    1 conta débito + 1 conta crédito

    1 conta débito + Várias contas crédito

    Várias contas débito + 1 conta crédito

    Várias contas débito + Várias contas crédito

    Sendo assim, seguem quatro verdades:

    - Ativo = Passivo + PL

    - Saldo devedor = Saldo credor

    - Não há débito sem crédito.

    - Não há crédito sem débito.

    Exemplo 1: Se "X" tem um crédito de $200,00 contra "Y", é certo que "Y" tem um débito de $200,00 para com "X".

    Em consequência do método das partidas dobradas, a soma dos saldos das contas do Ativo deve ser sempre idêntica à soma dos saldos das contas do Passivo e Patrimônio Líquido (no Balanço Patrimonial), de tal forma que, se esses dois saldos não "baterem no centavo", isso denuncia um erro de lançamento que precisa ser detectado e corrigido.

    Em algum momento pode ocorrer uma modificação na composição quantitativa ou qualitativa do ativo, sem que ele, como um todo, tenha sido aumentado. Nesse caso, ao aumento de um dos elementos do ativo corresponderá uma diminuição de igual valor em outro elemento do ativo. A mesma coisa se aplica ao passivo.

    Exemplo 2: A empresa XYZ possui $200.000,00 do item dinheiro no seu patrimônio. Em determinado momento, foi apurada a necessidade de comprar um veículo para uso da empresa no valor de $40.000,00. Realizada a compra, o item veículo aumentou em $40.000,00 e o item dinheiro foi diminuído nesse mesmo valor.

    A utilização das Partidas Dobradas permite que através de um único lançamento, as duas alterações sejam anotadas:

    - Redução de $40.000,00 no dinheiro existente no patrimônio; e

    - Aumento de $40.000,00 aplicados em aquisição de veículo.

    Em termos contábeis: Debita-se a conta veículos (representando a aplicação de recurso) e credita-se a conta caixa (representando a origem dos recursos aplicados).

  • Tanto a A como a E estão corretas!

  • Um lançamento pode ter vários Créditos correspondente a um Débito ou vários Débitos correspondente a um Crédito. Acredito que o item "A" está errado por estar no singular. Por isso o item "E" é o gabarito correto.

  • Fiquem ligados quando a alternativa ter a palavra "correspondente".