SóProvas


ID
3232360
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com os tipos de estudos epidemiológicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab B

  • A) Os estudos transversais medem a prevalência da doença e, por essa razão, são frequentemente chamados de estudos de prevalência ou seccional. Em um estudo transversal, as medidas de exposição e efeito (doença) são realizadas ao mesmo tempo (simultânea).

    B) Os estudos ecológicos (ou de correlação) são úteis para gerar hipóteses. Em um estudo ecológico, as unidades de análise são grupos de pessoas ao invés de indivíduos. (GABARITO)

    C) nos estudos de coorte, primeiramente, identifica-se a população de estudo e classificam-se os participantes em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse; depois, os indivíduos dos dois grupos são acompanhados para verificar a incidência da doença/condição relacionada à saúde entre expostos e não expostos. Estudo longitudinal, prospectivo e observacional no qual um grupo de pessoas é acompanhada por determinado tempo. Os desfechos são comparados a partir da exploração ou não de uma intervenção ou outro fator de interesse para análise posterior de incidência da doença. O risco relativo é estimado de forma indireta.

    D) Descrição do estado de saúde de uma comunidade a partir de dados rotineiramente coletados (dados secundários) ou coletados diretamente através de questionários específcos (dados primários)

    E) Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma variável em um ou mais grupos de pessoas. Os efeitos de uma intervenção são medidos através da comparação do desfecho nos grupos experimental e controle.