Boa questão.
Gabarito letra C.
CORREÇÃO DAS DEMAIS ALTERNATIVAS:
A) e E) Em 1966, houve a criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como resultado da unificação dos IAPs e SAMDU. Todo trabalhador urbano com carteira assinada era automaticamente contribuinte e beneficiário desse novo sistema e, dessa forma, foi grande o volume de recursos capitalizados. Com o aumento no número de contribuintes/ beneficiários, era impossível ao sistema médico previdenciário atender toda essa população. Assim, consolida-se o componente assistencial, marcado pela compra de serviços assistenciais do setor privado e concretizando o modelo assistencial hospitalocêntrico, curativista e médico-centrado.
B) 1923- Houve a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPS), por meio da Lei Eloy Chaves. Modelo restrito ao âmbito das empresas que possuíam administração própria de seus fundos. Organizadas pelas empresas e não pelas categorias profissionais. Lei aplicada somente ao operariado urbano (maioria no Congresso era oligarquia rural). Criação de CAP não era automática, dependia da mobilização e organização dos trabalhadores. A primeira CAP foi a dos ferroviários (importância do setor na economia).
.Os marítimos entraram em 1933, com os IAP (Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), os quais substituíram as CAPs
D) O modelo médico-assistencial não privilegia a prática PREVENTIVA
FONTE: UNASUS. Políticas Públicas de Saúde no Brasil: SUS e pactos pela Saúde.
Denizi Oliveira Reis