SóProvas


ID
3232834
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No mundo contemporâneo, as conexões econômicas entre os países constituem um importante fator condicionante dos fluxos migratórios. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), existiam, em 2010, 215 milhões de migrantes no mundo.


Sobre o fenômeno das migrações no mundo contemporâneo, analise as afirmações a seguir.


I O processo de globalização adotou uma ideologia liberalizante que flexibilizou as barreiras nacionais à circulação de informações, mercadorias e capitais, mas que não alcança as que restringem a circulação de pessoas.


II Os imigrantes de baixa qualificação e pertencentes a etnias diferentes têm sido alvo de crescente hostilidade por parte da população dos países receptores, aumentando a vulnerabilidade dos imigrantes.


III A expressão “drenagem de cérebros” (“drain brain”) está relacionada às políticas adotadas por numerosos países desenvolvidos de atrair profissionais com alta qualificação acadêmica, o que provoca a perda da capacidade de inovação nos países de origem dos migrantes.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A globalização não abrange a circulação de pessoas?

  • A globalização não restringe e circulação de pessoas. É só olhar para os aeroportos e a quantidade de migrantes que moram em outros países...

  • Discordo da alternativa 1, visto que a globalização flexibilizou as barreiras nacionais à circulação de pessoas, ainda que indiretamente

  • A globalização aumentou a circulação de mercadorias e capitais e inclusive aumentou o estreitamento dos países, contudo o fluxo de pessoas continua bem restritivo quando comparado com os demais. Um exemplo disso é o bloco economico Nafta (EUA, Canada e Mexico), possuem grande circulação de mercadoria, mas a circulação de pessoas é extremamente reduzida. Resumindo: O que os países desenvolvidos querem são as mercadorias e o dinheiro dos outros países e não mais pessoas (principalmente devido as qualificações profissionais dos que migram que em geral é baixa)