- ID
- 3235045
- Banca
- FCC
- Órgão
- SEC-BA
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Educação Física
- Assuntos
Acerca do universo gestual próprio do circo, Soares (2002, p. 24), assim se posiciona:
O corpo ali exibido em movimento constante despertava o riso, o temor e, sobretudo, a liberdade. Havia uma inteireza lúdica na
gestualidade de cada personagem: o anão, o palhaço, o acrobata, a bailarina. Esta inteireza não cabia na sociedade cindida,
fundada e erigida pelo pensamento burguês. A atividade física fora do mundo do trabalho deveria ser útil ao trabalho. A atividade
livre e lúdica, encantatória do acrobata devia ser redesenhada no imaginário popular. Em seu lugar e a partir daquele universo
gestual, nasceriam as ‘séries de exercícios físicos’, pensados, exclusivamente, a partir de grupos musculares e de funções
orgânicas, a serem aplicados com finalidades específicas, úteis, e não como mero entretenimento.
(SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa do século XIX. Campinas: Autores
Associados, 2002).
Considere as afirmativas abaixo, a partir do excerto.
I. Visto com os olhos da Modernidade, o circo representa uma total ausência de utilidade.
II. A ressignificação das práticas circenses em exercícios físicos recorreram aos conhecimentos científicos sobre o corpo.
III. As práticas circenses eram desregradas, brincalhonas e sem sentido prático, uma ofensa à racionalidade científica que
buscava moldar a racionalidade.
Está correto o que se afirma em