Níveis de descrição
São três, e vão do mais simples ao mais complexo. Devem sempre levar em conta a necessidade dos usuários e os objetivos da biblioteca.
Primeiro nível de descrição
Título principal / primeira indicação de responsabilidade, se diferir do cabeçalho da entrada principal em forma ou número, ou se não houver cabeçalho de entrada principal. Indicação de edição. Detalhes específicos do material (ou do tipo de publicação). Primeiro editor etc., data de publicação etc. Extensão do item. Nota(s). Número normalizado.
Segundo nível de descrição
Título [designação geral do material] = Título equivalente : outras informações sobre o título / Primeira indicação de responsabilidade ; cada uma das indicações subseqüente de responsabilidade. Indicação de edição / primeira indicação de responsabilidade relativa a edição. Detalhes específicos do material (ou tipo de publicação). Primeiro lugar de publicação etc., primeiro editor etc., data de publicação etc. Extensão do item : outros detalhes físicos : dimensões. (Título principal da série / indicação de responsabilidade relativa à série, ISSN da série ; numeração dentro da série. Título da subsérie, ISSN da subsérie ; numeração dentro da subsérie). Nota(s). Número normalizado.
Terceiro nível de descrição
Para o terceiro nível de descrição inclua todos os elementos especificados nas regras seguintes, aplicáveis ao item que está sendo descrito.
Retirado de: Biblioteconomia para concursos