-
No século XVI, as terras que hoje fazem parte do estado do Paraná, pertenciam a Capitania de São Vicente. Nessa época, a região era visitada por exploradores europeus em busca de madeira de lei.
A descoberta de OURO em Paranaguá atraiu os portugueses, não só para o litoral, mas também para o interior. Quando, posteriormente, foi descoberto o ouro em Minas Gerais, a exploração na região paranaense diminuiu. Grandes extensões de terra já ocupadas por famílias ricas passaram a serem utilizadas na criação de gado.
Ao fim do século XIX, a ERVA-MATE passou a ser o principal produto produzido no estado, onde também era grande a produção de café e a exploração de madeira. Nessa mesma época, dando um impulso da economia, entraram em funcionamento as primeiras estradas de ferro.
RESPOSTA: B
-
No século XVI, as terras que dariam origem ao Paraná eram principalmente de duas Capitanias Hereditárias, especialmente da Capitania de São Vicente. A princípio, porém, não houve um processo de povoamento intenso, o que só aconteceu com a descoberta de OURO em Paranaguá.
A descoberta do ouro, então, seria fundamental tanto para o povoamento do litoral quanto do interior paranaense pelos portugueses.
Quando foi descoberto o ouro em Minas Gerais, tempos depois, a exploração na região paranaense diminuiu. As grandes extensões de terra que já estavam ocupadas, no entanto, passaram a ser utilizadas na criação de gado.
Só com essas informações já sabe que a alternativa correta é a B, mas continuemos.
Ao fim do século XIX, o Paraná passa a ter um novo produto como o principal da sua produção, a erva-mate. Este era o principal, mas não único, produto da economia paranaense, que também se ocupava da produção de café e a exploração de madeira, por exemplo.
Gabarito: B
-
Questão bem interessante, boa para revisar a história do estado. Algo que custei aprender e creio que vá acrescentar a vocês sobre a alternativa c.
C)No território correspondente ao atual Paraná, foram formadas cinco capitanias hereditárias entre 1534 e 1566, conservadas até a segunda metade do século XVIII, Capitania do Paraná, Capitania do Paraguaçu, Capitania de Campo Seguro, Capitania de Curitiba e Capitania das Ilhas de Itaparica.
→No lado espanhol até 1750 o Paraná era denominado Província del Guairá
→No lado Leste portugues era dividido em duas captanias: Captania São Vicente e Captania Santana
bons estudos
-
Erro da alternativa E:
Em 1508, os conquistadores espanhóis fundaram a Ciudad Real Del Guayrá. Essa cidade teve origem no povoado de Ontiveros, estando localizada na confluência dos rios Iguaçu e Paraná, onde hoje existe o Município de Guaíra.
→ a cidade foi fundada em 1557
-
O erro da E, além do citado pelos colegas, também está em alegar que é onde existe o município de Guaíra, quando na verdade é Terra Roxa.