Humanismo:
O ensino “centrado” no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta. Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.
Educação Homem: O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo. É único, quer em sua vida interior quer em suas percepções e avaliações do mundo. O objetivo último do ser humano é a autorrealização ou uso pleno de suas potencialidades e capacidades. O homem não nasce com um fim determinado, mas goza de liberdade plena e se apresenta como um projeto permanente e inacabado.
Mundo: É um fenômeno subjetivo, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior, partindo da sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significado. O mundo é algo construído pelo homem diante de si mesmo.
Sociedade-Cultura: A única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.
Conhecimento: A experiência pessoal subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana.