SóProvas


ID
3237637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O método de coloração de Gram é conhecido desde 1884 e vem sendo utilizado até hoje nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. As bactérias podem ser Gram-positivas ou Gram-negativas, de acordo com sua capacidade de reter os cristais de violeta da solução utilizada nesse método de coloração.

A diferença na capacidade de retenção dos cristais de violeta de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas se dá devido à

Alternativas
Comentários
  • mecanismo da coloração de Gram está baseado na diferença de permeabilidade da parede celular.

    As bactérias gram negativas apresentam uma elevada concentração de lipídeos e uma delgada parede celular quando comparadas com as bactérias gram positivas.

    Sugere-se que quando há o tratamento com álcool, os lipídeos das bactérias gram negativas são retirados da parede celular, aumentando a permeabilidade da mesma e fazendo com que estas bactérias percam o primeiro corante (cristal violeta).

    As bactérias gram positivas, por possuírem uma menor concentração de lipídeos, se tornam desidratadas com o tratamento pelo álcool, diminuindo a permeabilidade da parede celular e retendo o primeiro corante.