CONTINUA
Incidência – Termo que em epidemiologia traduz a idéia de intensidade com que acontece a morbidade em uma população.
Coeficiente de incidência – Constitui medida do risco de doença ou agravo, fundamentalmente nos estudos da etiologia de doenças agudas e crônicas. É a razão entre o número de casos novos de uma doença que ocorre em uma coletividade, em um intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao risco de adquirir referida doença no mesmo período, multiplicando-se o resultado por potência de 10, que é a base referencial da população.
nº de casos de uma nova doença, ocorridos em determinada
Coeficiente de Incidência = comunidade, em certo período de tempo x 10
nº de pessoas expostas ao risco de adquirir a
doença no referido período
Esperança de vida – É o termo técnico utilizado em estatística vital para designar “O número médio de anos que ainda restam para serem vividos pelos indivíduos que sobrevivem até a idade considerada, pressupondo-se que as probabilidades de morte que serviram para o cálculo continuem as mesmas”.
Mortalidade infantil – Termo para designar todos os óbitos de crianças menores de 1 ano, ocorridos em determinada área, em dado período de tempo.
Mortalidade neonatal – Referente aos óbitos de menores de 28 dias de idade (até 27 dias). Sinônimo: mortalidade infantil precoce.
Mortalidade pós-neonatal – Compreende os óbitos ocorridos no período que vai do 28 dia de vida até o 12 mês, antes de a criança completar 1 ano de idade. Sinônimo: mortalidade tardia.
Conceitos: mortalidade, letalidade, morbidade, prevalência, incidência, esperança de vida,
mortalidade infantil, neonatal e pós-natal
Mortalidade - Variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo de tempo.
Coeficiente de mortalidade - Relação entre a freqüência absoluta de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer. Pode ser geral, quando inclui todos os óbitos e toda a população da área em estudo, e pode ser específico por idade, sexo, ocupação, causa, etc...
Letalidade - Entende-se como o maior ou menor poder que uma doença tem de provocar a morte das pessoas.Obtém-se a letalidade calculando-se a relação entre o número de óbitos resultantes de determinada causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, com o resultado expresso em percentual. A letalidade da escabiose é nula, e a da raiva é de 100%, havendo uma extensa gama de porções intermediárias entre esses extremos.
Coeficiente de letalidade - Coeficiente resultante da relação entre o número de óbitos decorrentes de determinada causa e o número de pessoas que foram realmente acometidas pela doença, expressando-se sempre em percentual. È um indicador útil para avaliar a virulência de um determinado bioagente.
Morbidade – Variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquiriram doenças num dado intervalo de tempo. Denota-se morbidade ao comportamento das doenças e dos agravos à saúde em uma população exposta.
Coeficiente de morbidade – Relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer. Discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência. Muito útil para o objetivo de controle de doenças ou de agravos, bem como para estudos de análise do tipo causa/efeito.
Coeficiente de Morbidade = Nº de casos de uma doença x 10
População
Prevalência – Casuística de morbidade que se destaca por seus valores maiores do que zero sobre os eventos de saúde ou não-doença. É termo descritivo da força com que subsistem as doenças nas coletividades.
Coeficiente de prevalência – Coeficiente que mede a força com que subsiste a doença na coletividade. Expressa-se como a relação entre o número de casos conhecidos de uma dada doença e a população, multiplicando-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10, usualmente 1.000, 10.000 ou 100.000.
CMP = Nº de casos conhecidos de uma dada doença x 1.000
População
CONTINUA