SóProvas


ID
3238642
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia abaixo a sentença sobre a investigação de surtos e epidemias.

“Os primeiros casos de _____, em uma determinada área, sempre devem ser submetidos à investigação em profundidade. _____ refere-se a elevação do número de casos de uma doença ou agravo, e um determinado lugar e período de tempo, caracterizando um excesso em relação a frequência esperada. Já o termo _____ é usado para identificar um tipo de _____ em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Epidemia: Refere-se a elevação brusca, temporária e significantemente acima do esperado da incidência de uma determinada doença.

    Surto: É uma ocorrência epidêmica, na qual, os casos estão relacionados entre si, atingindo uma área geográfica delimitada ou uma população restrita a uma instituição: colégios, quartéis, creches.

  • LETRA --C

    Os primeiros casos de epidemia, em uma determinada área, sempre devem ser submetidos à investigação em profundidade. Epidemia refere-se a elevação do número de casos de uma doença ou agravo, e um determinado lugar e período de tempo, caracterizando um excesso em relação a frequência esperada. Já o termo  surto é usado para identificar um tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada.”

    Surto, epidemia, pandemia e endemia: entenda qual é a diferença entre eles

    O período de chuvas no Brasil faz com que casos de dengue se intensifiquem. Desde o início do ano, o Ministério da Saúde está monitorando o crescimento da doença no país, já classificada como epidemia.

    Mas você sabe por que a dengue é uma epidemia e não um surto?

    A resposta está na ocorrência de casos nas cinco regiões do Brasil.

    Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades.

    Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto.

    Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.

    Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

    Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões.

    Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

    Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. 

    Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

    Fonte: UOL