SóProvas


ID
3239608
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para as ações de vigilância epidemiológica, os indicadores fornecem informações necessárias ao diagnóstico, controle e avaliação da situação de saúde, além de calcular agravos e riscos para a população.

Para a epidemiologia, a Taxa de

Alternativas
Comentários
  • Mortalidade Infantil (TMI) mede o risco de morte para crianças menores de um ano, de um dado local e período.

  • Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) mede o risco de morte para crianças menores de um ano, de um dado local e período.

    Taxa de mortalidade por causa (TMC): mede o risco de morte por determinada causa, num dado local e período. No denominador deve constar a população exposta ao risco de morrer por essa mesma causa. A mortalidade por causa mostra qual o risco de morte por uma determinada causa, em local e período determinados.

    A incidência [taxa de incidência (TI)] é o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta. Reflete a intensidade com que acontece uma doença em uma população e, dessa maneira, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos dessa doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

    A prevalência indica qualidade daquilo que prevalece. Portanto, prevalência implica acontecer

    e permanecer existindo em um momento considerado. A taxa de prevalência (TP) é mais utilizada para doenças crônicas de longa duração, como hanseníase, tuberculose, aids e diabetes. Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (casos antigos) mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (casos novos). Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período. A prevalência, como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.

    Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo, mantidas constantes as taxas observadas na referida data.