SóProvas


ID
3239908
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os seres vivos utilizam energia para manter suas funções orgânicas básicas, para formar e depositar novos tecidos e para sua atividade física. Em humanos o Gasto Energético Total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 horas. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).

( ) O Gasto Energético Basal (GEB) reflete a quantidade de energia que um indivíduo utiliza em 24 horas, enquanto está fisicamente e mentalmente em repouso, relaxado, mas não dormindo.
( ) O Gasto Energético em Repouso (GER) é a energia gasta em atividades necessárias para manter as atividades corporais normais e a homeostase.
( ) A energia é gasta pelo corpo humano na forma de Gasto Energético Basal, efeito térmico do alimento e Gasto Energético de Repouso, sendo os três, componentes que formam o Gasto Energético Total diário de uma pessoa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A) V, V, F

    O GER (gasto energético em repouso) é a energia gasta em condições similares ao gasto energético basal (GEB), que é definido como a taxa mínima de energia gasta em 24 horas, correspondendo à energia gasta para manter o funcionamento normal do organismo, como respiração, circulação sangüínea, conservação da temperatura corpórea, dentre outros. A diferença entre ambos é que, no GER, o indivíduo deve permanecer em repouso por 30 minutos para neutralizar a atividade física exercida até o local do exame e não estar em jejum, porém deve-se esperar de três a quatro horas da última refeição. Desta maneira, esta medida pode ser realizada a qualquer horário do dia. O GER é 10% mais elevado do que o GEB devido ao efeito térmico do alimento (energia gasta para digestão) e à influência da atividade física, mesmo que mínima (1,2).

    O cálculo do GEB ou da taxa metabólica basal (TMB) é realizado logo após o paciente acordar, em repouso total e jejum de 10 a 12 horas. Ele não deve realizar atividade física no dia anterior para não influenciar no resultado. A massa corporal magra tem sido considerada como a principal determinante do GEB, podendo explicar as diferenças entre mulheres e homens. Alguns fatores que afetam o GEB são: idade, sexo, composição corporal, estado fisiológico e nutricional. Cerca de 60 a 75% do gasto energético diário corresponde ao GEB. Devido a medida de GER ser mais prática, comparada com o GEB, é a mais utilizada

  • Questão requer recurso!

    Quando a pessoa está dormindo ela continua usando o GEB para manter suas funções vitais, como batimentos cardíacos, respiração, etc.

  • Essa questão só pode estar errada! O GEB é a energia gasta para viver. Dormir não é viver?

  • GEB_ energia manter ativo o metabolismo, em repouso físico e mental, temperatura de 20°C após 12h de jejum. Se não forem mantidas essas condições a taxa é de GER.

    GER_ energia necessária para atividades fisiológicas

    GET_ GEB + GER + ETA + AF + termoregulação.

    Fonte: Tratado de Dietoterapia, Rossi, 2019.

  • Aparentemente, o coração e demais situações vitais para de funcionar quando estamos dormindo
  • (F ) O Gasto Energético Basal (GEB) reflete a quantidade de energia que um indivíduo utiliza em 24 horas, enquanto está fisicamente e mentalmente em repouso, relaxado, mas não dormindo.

    GEB - é obtido quando é medido por mais de 24 horas a taxa de metabolismo basal. Sendo a TMB responsável por 60 a 75% do gasto energético.

    (V ) O Gasto Energético em Repouso (GER) é a energia gasta em atividades necessárias para manter as atividades corporais normais e a homeostase.

    Lembrando que a taxa de metabolismo basal é DIFERENTE da taxa de metabolismo em repouso. Diferenciam pela técnica de aferição.

    (F ) A energia é gasta pelo corpo humano na forma de Gasto Energético Basal, efeito térmico do alimento e Gasto Energético de Repouso, sendo os três, componentes que formam o Gasto Energético Total diário de uma pessoa.

    Compõe o Gasto Energético Total: Taxa de metabolismo basal (60 a 75%), Efeito térmico da atividade física (15 a 30%), efeito térmico do alimento (10%) e termogênese facultativa (5%).