SóProvas


ID
3242110
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

A apraxia da fala pode ser definida como um transtorno da articulação no qual há comprometimento da capacidade de programar voluntariamente a postura dos órgãos fonoarticulatórios e a sequência dos movimentos musculares para a produção de fonemas e palavras. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo a respeito da apraxia da fala na infância.

I. Os sistemas motores e sensoriais encontram-se preservados, porém encontram-se alteradas as habilidades de compreensão e atenção.

II. Apesar de ser mais comum em meninos, a apraxia da fala, quando manifestada em meninas, as alterações tendem a ser mais severas.

III. O alcance do ponto articulatório correto é facilitado por ensaios repetidos de uma mesma palavra.

IV. As sílabas iniciais, consoantes fricativas e grupos consonantais, provocam maior quantidade de erros.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

    "Apraxia de Fala na Infância é um grave distúrbio motor na fala (neurológico) que afeta a habilidade da criança em produzir e sequencializar os sons da fala. A criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons para formar silabas, palavras e frases. A criança parece “não saber” o que fazer com sua boca. Geralmente, são crianças que compreendem a linguagem bem, mas falar é um grande desafio para elas. Elas não conseguem planejar os movimentos para a fala ocorrer, no tempo certo, na ordem certa, para que as palavras sejam produzidas. Uma característica observada nas crianças pequenas, é que sua fala é muito limitada, com pobre repertório de palavras e/ou apresentam fala de difícil compreensão (a fala não é clara). Quanto mais extensa a palavra, maior a dificuldade.

    A Associação Americana de Fonoaudiologia recomenda o termo Apraxia de Fala na Infância para “Distúrbio neurológico motor da fala na infância, resultante de um deficit na consistência e precisão dos movimentos necessários a fala, na ausência de déficits neuro-musculares (por exemplo, reflexos normais, tônus alterado)."

    Fonte: https://apraxiabrasil.org/