SóProvas


ID
3242113
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A paralisia cerebral é definida como um grupo de desordens permanentes que afetam o desenvolvimento do movimento e postura a partir de um distúrbio não progressiva que ocorre durante o desenvolvimento cerebral fetal ou infantil. As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante. A partir destas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO

    ESPÁSTICA: Corresponde a 70% e é chamada de piramidal, caracteriza-se por aumento do tônus muscular, contraturas articulares são comuns levando a tendência de membros em tesoura.

    COREOATETOIDE: Corresponde a 10 a 15% dos casos é chamada de extrapiramidal, caracteriza-se por quadro discinético, movimentação involuntária e distônica, é aquela que tem oscilação do movimento, a criança está o tempo TODO se movimentando.

    ATÁXICA: Corresponde a <5% dos casos, é também chamada de cerebelar, pois acomete o cerebelo, caracteriza-se por distúrbio de coordenação do movimento, normalmente deambuladores, existe controle do segmento cefálico normal. Tem marcha dificultosa, mas anda.

    MISTA: Na maior parte existe junção de características da espasticidade com atetose, e em outras, mas em menor proporção, tem-se junção de características da atáxica com atetose.

    HIPOTÔNICA: É um estágio transitório que com o tempo evoluirá para espasticidade, atetose e ataxia, caracteriza-se por hipotonia muscular com reflexos osteotendinosos abolidos ou hipoativos.