SóProvas


ID
3242527
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde é de suma importância, pois constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, uma encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. Porém para que este gerenciamento ocorra de uma forma correta, um dos itens importantes será saber classificar os resíduos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Grupo A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

( ) Grupo B: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

( ) Grupo D: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

( ) Grupo E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, borcas, limas endodônticas e outros similares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resíduos dos Serviços de Saúde: São todos aqueles gerados a partir do atendimento a saúde humana e animal inclusive os de assistência domiciliar e trabalho de campo.

    Classificação:

    Grupo A ( infectantes): resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência, infectividade e concentração, podem apresentar riscos de patógenos.

    Grupo B (químicos): contendo substancias químicas que dependendo de suas características de inflamabilidade, toxidade, corrosividade e reatividade podem apresentar riscos á saúde publica e ao meio ambiente.

    Grupo C(radioativos): quaisquer materiais radioativos ou contaminados com radio-nuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação e que a reutilização seja impropria.

    Grupo D (comum): podem ser comparados aos resíduos domiciliares por não apresentarem risco biológico, químico ou radiológico á saúde ou ao meio ambiente.

    Grupo E(perfurocortante):objetos ou instrumentos perfurocortantes ou escarificantes- risco de contaminação

  • Vamos de MACETE para nunca mais esquecer!!!!

    Grupo A= Ambiente hospitalar infectante

    Grupo B = Bomba químico 

    Grupo C= Cádmio = radioativos

    Grupo D = Domiciliar - comum

    Grupo E = Espeta - perfurocortante